Noticias
Agronegócio paranaense ganha protagonismo
05 de Agosto de 2024 as 09h 51min
Fatores tornam produtores do Paraná destaques no cultivo de grãos e outras commodities – Foto: Divulgação
Com sua vocação na produção de alimentos, o Brasil assumiu nos últimos anos papel de destaque mundialmente. Entre os estados que contribuíram para esse crescimento promissor está o Paraná, e seus resultados comprovam isso. No último ano, por exemplo, a exportação do setor agropecuário paranaense atingiu mais de 30 milhões de toneladas, o maior de sua história com uma receita de US$ 25,2 bilhões.
O incremento registrado foi o maior do Sul e do Sudeste do País credenciando o estado como o quinto maior exportador brasileiro.
Entre os cultivos destaque para o milho, que acaba de ter colheita recorde na região apresentando um cenário promissor também para a safra 2024/25 que se inicia em agosto. Entre os produtores responsáveis por números tão positivos está Ronei Gaviraghi, do município de Mangueirinha.
Juntamente com ajuda de seu pai Cirineu Gaviraghi e dos irmãos Mateus e Gabriel, ele ganhou protagonismo nacional ao ser um dos vencedores do concurso de produtividade do milho, que aconteceu durante o Fórum Getap Verão/2024. A iniciativa do Grupo Tático de Aumento de Produtividade, realizado desde 2021 pela consultoria Céleres, é um concurso que reconhece os agricultores que tiveram alta performance e se sobressaíram em suas respectivas regiões.
No caso de Gaviraghi, ele foi o grande campeão na categoria sequeiro ao alcançar a expressiva marca de 270 sacas por hectare. Para entender tal feito, o resultado é três vezes maior que a média nacional, de 95 sacas por hectare, segundo a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento).
De acordo com o produtor titular da fazenda São Manoel, em sua área de 325 hectares onde cultiva no verão milho e soja e no inverno trigo e esporadicamente feijão, ser o destaque em produtividade foi uma boa surpresa ainda mais por ser a primeira vez que se inscreveu no concurso de produtividade. “Acompanho o Getap desde a primeira edição, e resolveu desafiar a nossa equipe e deu certo”, destacou.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Empresas lideradas por mulheres têm 20% menos inadimplência
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 13h 30min
Camex autoriza uso de fundo para baratear querosene de aviação
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 11h 31min
Nasa financia projeto para a construção de casas de vidro na Lua
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 09h 32min
