Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

Agronomia, o curso do produtor rural

22 de Janeiro de 2023 as 06h 00min

Acadêmicos nos laboratórios: teoria e prática andam juntas – Foto: Assessoria

Sem dúvida, você já deve ter ouvido o slogan “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Trata-se da marca da campanha de marketing “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”, promovida pela Rede Globo de televisão.

E não é coincidência que a forma de ver o agronegócio tenha mudado. Ainda sobre a campanha, seu objetivo é conectar o consumidor com o produtor rural e desmistificar alguns mitos em torno do agronegócio.

E para quem quer seguir uma carreira promissora, com bons salários, alta empregabilidade e deseja atuar diretamente em um setor de base da sociedade, o curso de Agronomia te destaca no mercado.

Por conta da estabilidade da área, existe uma demanda crescente por agrônomos qualificados para atuar nesse campo. Assim, vale a pena cursar Agronomia, cujo objetivo é formar pessoas aptas para atuar de modo científico, técnico e responsável na produção agropecuária. O agrônomo também ajuda a melhorar a produtividade de plantações e rebanhos.

“Se voltarmos alguns anos, havia uma divisão entre o homem do campo e o homem da cidade. Este era o urbanizado, tecnológico, enquanto o primeiro era visto como o caipira, o lavrador. Contudo, os campos se tecnificaram e se modernizaram”, explica a professora e coordenadora do curso de Agronomia da Faculdade de Tecnologia de Sinop (Fastech), Mônica Bartira.

O homem do campo – ou melhor, o produtor rural! – aprendeu a transformar sua terra; sua produção em negócio, em empresa rural. Junto com isso vieram novas demandas de mercado. “A cada novo ano, inovações tecnologias estão sendo integradas aos sistemas de produção, e é justamente por isso que faculdades e centros de ensino precisam estar preparados para acompanhar essas mudanças”, reitera Mônica.

MERCADO AQUECIDO

Como o Brasil é um importante produtor agropecuário, as possibilidades para os agrônomos no mercado de trabalho são muito amplas. O constante crescimento da área deixa o mercado aquecido, o que é uma excelente notícia para quem está concluindo a graduação.

Nas áreas rurais, o agrônomo pode trabalhar na administração de propriedades e no gerenciamento de processos relacionados aos campos. Já nos centros urbanos, os profissionais encontrarão opções de trabalho na pesquisa e no ensino em faculdades, órgãos do governo e no controle de qualidade de produtos na indústria agropecuária.

Além disso, é possível atuar em setores e companhias ligadas à cadeia produtiva agrícola, como em empresas de transformação e comercialização de produtos agropecuários ou com a venda e fabricação de insumos rurais.

Também são possibilidades de atuação: terceiro setor e serviço público ou iniciativa privada; realizar o melhoramento genético e a nutrição animal; mecanizar os processos; administração rural; participar da produção vegetal e animal; processar os produtos agropecuários; usar defensivos agrícolas; combater as pragas; manejo do solo; área acadêmica, entre outras.

Entre as tendências estão: máquinas autônomas; sistemas de monitoramento meteorológico; mapeamento de colheita; uso de drones; etc.

CURSO SUPERIOR

Muitas instituições de ensino superior têm o hábito de falar que preparam o aluno para o mercado de trabalho, que possuem metodologias ativas que integram teoria e prática... Porém, o que muitas esquecem é o olhar acadêmico. Simplesmente deixam de acompanhá-lo a cada passo para saber se sua evolução está realmente de acordo com o esperado.

“Por isso, não basta apenas ter a melhor metodologia de ensino, é preciso variar, pois cada acadêmico possui um tempo diferente, uma história diferente. Aqui na Fastech, não paramos de olhar para os nossos acadêmicos”, reitera Mônica.

O curso de Agronomia da Fastech teve início em 2022 e conta com um corpo docente de mestres e doutores, estrutura física nova e inovadora, com laboratórios equipados, grade curricular multidisciplinar, que foca em atividades práticas, parceria com várias empresas ligadas ao mundo agro, visitas técnicas e, acima de tudo, muita disposição para ensinar.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min


Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min


ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025