Noticias
Agronomia, o curso do produtor rural
22 de Janeiro de 2023 as 06h 00min
Acadêmicos nos laboratórios: teoria e prática andam juntas – Foto: Assessoria
Sem dúvida, você já deve ter ouvido o slogan “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Trata-se da marca da campanha de marketing “Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil”, promovida pela Rede Globo de televisão.
E não é coincidência que a forma de ver o agronegócio tenha mudado. Ainda sobre a campanha, seu objetivo é conectar o consumidor com o produtor rural e desmistificar alguns mitos em torno do agronegócio.
E para quem quer seguir uma carreira promissora, com bons salários, alta empregabilidade e deseja atuar diretamente em um setor de base da sociedade, o curso de Agronomia te destaca no mercado.
Por conta da estabilidade da área, existe uma demanda crescente por agrônomos qualificados para atuar nesse campo. Assim, vale a pena cursar Agronomia, cujo objetivo é formar pessoas aptas para atuar de modo científico, técnico e responsável na produção agropecuária. O agrônomo também ajuda a melhorar a produtividade de plantações e rebanhos.
“Se voltarmos alguns anos, havia uma divisão entre o homem do campo e o homem da cidade. Este era o urbanizado, tecnológico, enquanto o primeiro era visto como o caipira, o lavrador. Contudo, os campos se tecnificaram e se modernizaram”, explica a professora e coordenadora do curso de Agronomia da Faculdade de Tecnologia de Sinop (Fastech), Mônica Bartira.
O homem do campo – ou melhor, o produtor rural! – aprendeu a transformar sua terra; sua produção em negócio, em empresa rural. Junto com isso vieram novas demandas de mercado. “A cada novo ano, inovações tecnologias estão sendo integradas aos sistemas de produção, e é justamente por isso que faculdades e centros de ensino precisam estar preparados para acompanhar essas mudanças”, reitera Mônica.
MERCADO AQUECIDO
Como o Brasil é um importante produtor agropecuário, as possibilidades para os agrônomos no mercado de trabalho são muito amplas. O constante crescimento da área deixa o mercado aquecido, o que é uma excelente notícia para quem está concluindo a graduação.
Nas áreas rurais, o agrônomo pode trabalhar na administração de propriedades e no gerenciamento de processos relacionados aos campos. Já nos centros urbanos, os profissionais encontrarão opções de trabalho na pesquisa e no ensino em faculdades, órgãos do governo e no controle de qualidade de produtos na indústria agropecuária.
Além disso, é possível atuar em setores e companhias ligadas à cadeia produtiva agrícola, como em empresas de transformação e comercialização de produtos agropecuários ou com a venda e fabricação de insumos rurais.
Também são possibilidades de atuação: terceiro setor e serviço público ou iniciativa privada; realizar o melhoramento genético e a nutrição animal; mecanizar os processos; administração rural; participar da produção vegetal e animal; processar os produtos agropecuários; usar defensivos agrícolas; combater as pragas; manejo do solo; área acadêmica, entre outras.
Entre as tendências estão: máquinas autônomas; sistemas de monitoramento meteorológico; mapeamento de colheita; uso de drones; etc.
CURSO SUPERIOR
Muitas instituições de ensino superior têm o hábito de falar que preparam o aluno para o mercado de trabalho, que possuem metodologias ativas que integram teoria e prática... Porém, o que muitas esquecem é o olhar acadêmico. Simplesmente deixam de acompanhá-lo a cada passo para saber se sua evolução está realmente de acordo com o esperado.
“Por isso, não basta apenas ter a melhor metodologia de ensino, é preciso variar, pois cada acadêmico possui um tempo diferente, uma história diferente. Aqui na Fastech, não paramos de olhar para os nossos acadêmicos”, reitera Mônica.
O curso de Agronomia da Fastech teve início em 2022 e conta com um corpo docente de mestres e doutores, estrutura física nova e inovadora, com laboratórios equipados, grade curricular multidisciplinar, que foca em atividades práticas, parceria com várias empresas ligadas ao mundo agro, visitas técnicas e, acima de tudo, muita disposição para ensinar.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mulher é encontrada morta após briga de casal; polícia investiga feminicídio
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
CDL Sinop: associados reelegem Edmundo da Costa Marques Neto para o mandato 2026-28
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 11h 56min
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 10h 39min
