Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 22 de Dezembro de 2025

Noticias

AL aprova apenas repúdio contra Cattani e mantém votos em sigilo

10 de Setembro de 2023 as 08h 42min

Gilberto Cattani teve "punição" branda da Comissão de Ética da Assembleia – Foto: Divulgação

Os membros da Comissão de Ética da Assembleia decidiram apenas por uma espécie de repúdio contra o deputado Gilberto Cattani (PL) por comparar mulheres gestantes a vacas. A decisão ocorreu na quarta (6).

Foram três votos favoráveis ao relatório que "punia" apenas com o que chamaram de "censura". Outros dois parlamentares foram contrários. Os votos não foram revelados, pois os membros da comissão decidiram pelo "sigilo do voto".

A comisão é composta pelos deputados Janaina Riva (presidente), Max Russi (corregedor), Diego Guimarães (membro), Júlio Campos (membro) e Elizeu Nascimento (membro).

A censura é uma das penas mais brandas dada a parlamentares. Outras medidas seriam a suspensão das atividades por um determinado período ou a cassação do mandato. A penalidade de censura não causará qualquer dano a Cattani – como deixar de participar de sessões ou ter restrições salariais. A medida será publicada ainda nesta semana no Diário Oficial da Assembleia.

ENTENDA
O CASO

A comparação de Cattani foi feita durante uma reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto, realizada na Assembleia Legislativa. Durante discurso antiaborto, Cattani comparou a gravidez de mulheres à gestação de vacas, o que gerou discussões e críticas. Devido à comparação, a Comissão de Ética oficializou em junho a abertura de uma investigação contra Cattani por quebra de decoro parlamentar.

O deputado ainda enfrenta outro processo na Comissão de Ética. A vereadora Maysa Leão (Republicanos) denunciou Cattani por publicar um vídeo no Instagram dando a entender que a vereadora estaria defendendo estupradores. Por causa da postagem, a parlamentar diz que ela e familiares receberam ameaças.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Procon detalha regras para troca de produtos comprados no físico e online

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 13h 21min


Cientistas desenvolvem mini coração humano para estudos sobre arritmia

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 11h 18min


Evento discute políticas para envelhecimento digno no país

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 09h 17min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025