Noticias
AL aprova gabinete voltado à proteção das mulheres e avança com 65 projetos
06 de Março de 2026 as 07h 31min
Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher é aprovado – Foto: Angelo Varela
Com 65 projetos em pauta, os deputados estaduais realizaram duas sessões ordinárias quarta (4), na Assembleia Legislativa, para dar celeridade às votações e limpar a pauta. Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei Complementar nº 5/2026, que institui o Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher (GEVM).
A proposta, aprovada em 1ª e 2ª votações, altera a Lei Complementar 612/2019, que trata da organização administrativa do Poder Executivo, criando o GEVM, vinculado à Casa Civil. A nova estrutura terá como atribuições articular e integrar ações de enfrentamento à violência contra a mulher, concentrar informações sobre políticas públicas na área, fortalecer a comunicação com a sociedade civil e promover a integração entre os Poderes e instituições, inclusive incentivando operações e ações policiais relacionadas ao tema.
O apoio da ALMT à criação do gabinete reforça as ações de combate à violência contra a mulher, dando condições de o Estado ampliar a rede de proteção às vítimas. Também foi aprovado, em 1ª votação, o Projeto de Lei nº 1361/2025 (Mensagem 116/25), que altera a Lei nº 12.774/2024, referente à exigência de taxas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) e no Corpo de Bombeiros.
Os parlamentares aprovaram ainda, em 1ª e 2ª votações, o Projeto de Lei nº 141/2026, de autoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), que autoriza a instituição do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) para servidores efetivos e estáveis da Corte.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min
Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min
Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min
