Noticias
AL aprova mudanças ao Regimento Interno
21 de Dezembro de 2022 as 05h 00min
Presidência de comissões permanentes serão vedadas ao próximo líder do governo – Foto: Divulgação
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação o Projeto de Resolução nº 900/2022 – proposto pela Mesa Diretora -, que altera o Regimento Interno da Casa e resulta em significativas mudanças políticas já em 2023 - a partir da 20ª Legislatura -, em especial no que tange à relação institucional com o Executivo estadual.
O próximo parlamentar indicado à liderança daquele Poder, conforme o texto legal, estará impedido de concomitantemente exercer a presidência de qualquer das comissões permanentes do Legislativo – também não poderá ser líder de bloco, bancada ou partido.
Na prática, a mudança reflete o aprimoramento do princípio constitucional da representatividade democrática e previne eventual conflito de interesses ao parlamentar no duplo exercício de função afastado por meio da justa restrição imposta pela alteração ao Regimento Interno.
Instituída em proporção global desde o início da pandemia provocada pela covid-19, a tecnologia de videoconferência foi agora incorporada institucionalmente pela ALMT – a ferramenta também foi objeto de regulamentação nas alterações ao Regimento Interno da Casa.
A participação remota dos deputados estaduais nas sessões plenárias irá acontecer por meio “de aplicativo ou funcionalidade equivalente pela Mesa Diretora” e de acordo com posterior ato regulatório “sobre possibilidade e forma” para o uso das ferramentas tecnológicas na atividade parlamentar.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
