Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 15 de Novembro de 2025

Noticias

AL contesta dados sobre emendas em Mato Grosso

24 de Setembro de 2025 as 15h 47min

Parlamento nega repasses de bancada; governo fala em milhões – Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa contestou os números apresentados pelo governo Mauro Mendes (União) sobre o pagamento de emendas de bancada e de liderança. Enquanto o Executivo afirma ter quitado R$ 295,1 milhões, o parlamento garante que não recebeu nenhum repasse desse tipo até agora.

O impasse foi formalizado por meio de nota oficial da ALMT. “Não houve, até a presente data, qualquer pagamento de emendas de bancada ou de liderança partidária”, destacou o documento. A informação contrasta com os dados divulgados no Portal Transparência, que apontam o desembolso de R$ 504,2 milhões em emendas individuais, de liderança e de bancada neste ano.

A disputa ocorre em meio a uma ação judicial movida pelo governador no Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, Mendes pediu a suspensão desse tipo de emenda, alegando que o mecanismo compromete o planejamento e a execução do orçamento estadual, reduzindo a capacidade de investimento do Executivo em até 0,2% da receita corrente líquida.

O governo sustenta ainda que, no âmbito federal, as emendas de bancada se referem a representações de parlamentares dos Estados ou do Distrito Federal, modelo que, segundo a Procuradoria-Geral do Estado, não poderia ser replicado em Constituições estaduais por ausência de diferenciação entre bancadas dentro de um mesmo parlamento.

Enquanto a disputa jurídica avança, o Legislativo insiste que a execução orçamentária deveria seguir normalmente, já que o STF não concedeu medida cautelar na ação movida pelo Executivo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 17h 48min


Demanda por óleo de algodão impulsiona alta de 5,9% no preço do caroço em MT

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 16h 47min


Mendes lidera disputa ao Senado

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 15h 46min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025