Noticias
AL contesta dados sobre emendas em Mato Grosso
24 de Setembro de 2025 as 15h 47min

A Assembleia Legislativa contestou os números apresentados pelo governo Mauro Mendes (União) sobre o pagamento de emendas de bancada e de liderança. Enquanto o Executivo afirma ter quitado R$ 295,1 milhões, o parlamento garante que não recebeu nenhum repasse desse tipo até agora.
O impasse foi formalizado por meio de nota oficial da ALMT. “Não houve, até a presente data, qualquer pagamento de emendas de bancada ou de liderança partidária”, destacou o documento. A informação contrasta com os dados divulgados no Portal Transparência, que apontam o desembolso de R$ 504,2 milhões em emendas individuais, de liderança e de bancada neste ano.
A disputa ocorre em meio a uma ação judicial movida pelo governador no Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, Mendes pediu a suspensão desse tipo de emenda, alegando que o mecanismo compromete o planejamento e a execução do orçamento estadual, reduzindo a capacidade de investimento do Executivo em até 0,2% da receita corrente líquida.
O governo sustenta ainda que, no âmbito federal, as emendas de bancada se referem a representações de parlamentares dos Estados ou do Distrito Federal, modelo que, segundo a Procuradoria-Geral do Estado, não poderia ser replicado em Constituições estaduais por ausência de diferenciação entre bancadas dentro de um mesmo parlamento.
Enquanto a disputa jurídica avança, o Legislativo insiste que a execução orçamentária deveria seguir normalmente, já que o STF não concedeu medida cautelar na ação movida pelo Executivo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Classe produtora deve ficar atenta a erros em autos de infração ambiental
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 18h 30min
Cronograma para limpeza de cabos e fios dos postes é apresentado
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 17h 28min
Mato Grosso lança modelo inédito de economia verde
Publicado em 24 de Setembro de 2025 ás 14h 47min