Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 14 de Novembro de 2025

Noticias

AL cria Câmara Setorial para discutir desembargo ambiental

13 de Agosto de 2025 as 15h 16min

Grupo terá 180 dias para apresentar soluções que viabilizem a liberação de áreas – Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa instalou a Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental, proposta pelo deputado Valdir Barranco (PT). O grupo terá 180 dias para apresentar soluções que viabilizem a liberação de áreas da agricultura familiar afetadas por embargos ambientais.

Na cerimônia de instalação, participaram autoridades como o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin; e o vice-prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Sílvio Maria Dantas, além de representantes do Ibama, Conab, Incra, Defensoria Pública e Ministério Público.

Barranco afirmou que os embargos condenam agricultores legítimos à miséria e defendeu que liberar as terras é “ato de justiça”. Ele lembrou que a criação da CST foi um encaminhamento de audiência pública realizada em março e citou projetos de lei que tratam do tema, como o PL 1.065/2025, que extingue o bloqueio de função, e o PLC 13/2025, que deve tramitar junto à CST.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou o desembargo recente no assentamento Jonas Pinheiro, após 25 anos, como exemplo do potencial econômico perdido. Defendeu desburocratização para pequenos produtores, regras diferenciadas em relação aos grandes e mais investimentos na agricultura familiar, criticando a concentração de incentivos fiscais em poucos grupos do setor de carne.

Sérgio Ricardo, do TCE-MT, reforçou a necessidade de políticas públicas para regularizar a produção dos pequenos, lembrando que 1 milhão de mato-grossenses depende de programas assistenciais. Para ele, combater a pobreza exige união institucional para gerar oportunidades, qualificação e renda.

O representante do Ibama, José Vespasiano, defendeu a formalização de um termo de cooperação entre Incra, Sema e outros órgãos para dar segurança jurídica e resolver embargos que duram até 25 anos. Disse que o processo já está em análise em Brasília, aguardando definições técnicas e jurídicas.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 17h 48min


Demanda por óleo de algodão impulsiona alta de 5,9% no preço do caroço em MT

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 16h 47min


Mendes lidera disputa ao Senado

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 15h 46min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025