Noticias
AL debate impactos da ZPE em Cáceres
18 de Abril de 2024 as 15h 53min
Francis Maris asseverou que é necessário planejar Cáceres para o futuro – Foto: Ronaldo Mazza
A Assembleia Legislativa discutiu em audiência pública, na última semana, os impactos socioeconômicos da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, na Câmara. O evento reuniu representantes de órgãos como Receita Federal, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), além de autoridades locais.
Requerente da audiência, o deputado estadual em exercício Francis Maris (PL) asseverou que é necessário planejar a cidade de Cáceres para o futuro. “Temos de estar preparados. O advento da ZPE vai trazer um desenvolvimento e um crescimento exponencial. Precisamos oferecer condições de qualidade de vida para os munícipes, porque senão fica aquela frustração… Você tem a ZPE, a indústria, mas não tem habitação. Na cidade não tenho escola para os meus filhos, não tenho creche, nos postos de saúde é uma fila danada”, ilustrou o parlamentar.
Educação e qualificação de mão de obra também estão entre as preocupações reveladas na audiência. “Hoje, às vezes, temos emprego e não tem gente qualificada para trabalhar. A gente precisa fazer um movimento de desenvolvimento educacional”, avaliou o professor da Unemat de Cáceres, Weily Machado, que é também diretor de Negócios do Centro de Redes e Inteligentes e Soluções Criativas (Risc) da instituição.
“A gente espera que o impacto econômico na cidade seja um impacto muito positivo. Precisamos melhorar a nossa logística interna da cidade e os investimentos logísticos para o escoamento desses produtos. Pensar no impacto, na coleta de lixo, na água, tudo isso precisa ser pensado e preparado”, completou o doutor em Economia.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Assembleia condiciona aprovação de Orçamento a empenho de emendas
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 17h 10min
Modelo indica que planetas como a Terra são comuns no espaço
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 16h 09min
Ceia de fim de ano deve pesar mais no bolso
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 15h 09min
