Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

AL debate saúde pública em audiências

21 de Agosto de 2023 as 19h 09min

Gestores demonstraram dificuldades com sistema de regulação de pacientes – Foto: Flávio André

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realizou, na quinta (17), audiências públicas em Sorriso e Sinop com objetivo de debater a situação da saúde pública na região norte do estado. Os encontros reuniram autoridades, trabalhadores da saúde e usuários do SUS, entre outros.

Em Sorriso, foram expostos problemas estruturais encontrados pela comissão no Hospital Regional da cidade, gerido pelo Poder Executivo estadual. Rachaduras com risco de desabamento de paredes, infiltrações, instalações fora da norma e pontos com risco de incêndio foram identificadas mesmo em áreas da unidade que já passaram por reforma ou ampliação.

A situação do hospital e o número de profissionais preocupa a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado, Carmen Machado. “Nós estamos há mais de 20 anos sem concurso público. É inadmissível pensar que nós temos um quantitativo mínimo de profissionais para atender a população. Eles estão exaustos, sobretudo após uma pandemia nunca antes vista. Então o que a gente precisa realmente é que a Secretaria Estadual de Saúde olhe de forma humanizada para aqueles profissionais que fazem a diferença no atendimento à saúde da população”, afirmou.

A população também reclamou de dificuldades no acesso a exames como biópsias e da falta de medicamentos nas farmácias. Pessoas presentes à audiência ainda chamaram atenção para a arrecadação do município - prevista para chegar em quase R$ 1 bilhão neste ano - como fator que facilita a criação de um hospital municipal em Sorriso. O promotor Márcio Berestinas defendeu que a “bonança arrecadatória permite a criação de unidade hospitalar que faça pelo menos pequenas cirurgias”.

Essa demanda também foi apresentada durante a audiência em Sinop. "Um município de 190 mil habitantes também tem de ter uma unidade hospitalar própria para dar conta dos atendimentos de média e baixa complexidades", defendeu o presidente da Comissão de Saúde, deputado Lúdio Cabral.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025