Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 03 de Novembro de 2026

Noticias

AL discute custos de pavimentação e entraves ambientais no estado

29 de Outubro de 2026 as 10h 11min

Proposta prevê repasse de recursos para manutenção pelas prefeituras - Foto: Assessoria

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso analisou 30 projetos de lei na reunião ordinária desta semana. Do total previsto na pauta, seis tiveram a votação adiada após pedidos de vista do presidente do colegiado, deputado Valmir Moretto (Republicanos).

Já o Projeto de Lei nº 753/2026, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), recebeu aprovação da comissão. O texto prevê a criação de um programa estadual de apoio técnico e financeiro aos municípios para elaboração de projetos e execução de obras de esgotamento sanitário, além de melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água.

Além da tramitação legislativa, Moretto defendeu a revisão dos critérios de remuneração dos serviços contratados pelo poder público. Segundo o parlamentar, o governo estadual precisa dialogar com produtores rurais e representantes da construção civil para adequar os preços dos contratos aos custos efetivos das obras. 

O deputado apontou a escassez de mão de obra qualificada e a defasagem dos valores pagos como obstáculos à execução de pavimentações e à qualidade dos serviços. Ele também destacou que as empresas precisam considerar a responsabilidade pela garantia de cinco anos das obras realizadas.

Outro entrave mencionado pelo presidente da comissão envolve a extração de cascalho utilizado na pavimentação de estradas. De acordo com Moretto, produtores rurais receiam sofrer autuações ambientais ao permitir a retirada do material de suas propriedades, diante das exigências de licenciamento e autorização.

Ao encerrar a reunião, Moretto afirmou que continuará cobrando o cumprimento dos contratos e dos cronogramas de execução, independentemente da posição que ocupa na comissão. “A pessoa tem que saber o tamanho do passo que pode dar”, declarou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Conhecimento que conscientiza: Lei Maria da Penha é tema de palestra em Santa Carmem

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 06h 47min


PAA Sorriso prevê aquisição de 22,7 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 04h 42min


Depredação de decorações natalinas é registrada em lagos de Matupá e no bairro Cidade Alta

Publicado em 02 de Novembro de 2026 ás 12h 58min


Jornal Online

Edição nº1915 - 29/10/2026