Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 06 de Novembro de 2025

Noticias

Alei defende inclusão de Sorriso no traçado da FICO

02 de Julho de 2025 as 04h 37min

Hoje, o traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste passará por Lucas – Foto: Divulgação

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, participou da audiência pública promovida, em Água Boa, pela Assembleia Legislativa para debater os impactos e as oportunidades geradas pela Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Durante o encontro, Alei defendeu a alteração do traçado original da ferrovia para incluir o município de Sorriso no percurso.

Para o gestor, a produção agrícola da Capital Nacional do Agronegócio justifica, por si só, a revisão do projeto. “Sorriso lidera o ranking nacional de produção de grãos. Incluir o município no trajeto da ferrovia não é apenas estratégico, é necessário. Seremos um polo de escoamento que fortalecerá toda a cadeia logística do país”.

A audiência, de iniciativa do deputado estadual Dr. Eugênio, reuniu lideranças políticas, representantes do setor produtivo e técnicos da área para acompanhar o andamento das obras da ferrovia, que pelo traçado atual ligará Mara Rosa/GO a Lucas do Rio Verde, em um percurso de 888 km. Conforme dados apresentados, 39% da obra já foi executada, com entrega prevista para 2028.

O gerente de regulação ferroviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Feitosa, garantiu que os trabalhos seguem dentro do cronograma. Ele explicou que a Fico aumentará a competitividade do agronegócio mato-grossense, atrairá indústrias e abrirá novos mercados internacionais com acesso facilitado a portos como Santos/SP, Itaqui/MA e Vitória/ES.

Para o prefeito, a inclusão de Sorriso no traçado é uma pauta que será defendida com empenho junto aos órgãos federais e estaduais. “Estamos nos posicionando com base na força da nossa produção e na contribuição que Sorriso pode dar para o desenvolvimento logístico do país”, finalizou Alei Fernandes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

José, João, Maria e Ana são nomes mais Comuns em Sinop, aponta levantamento do IBGE

Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 13h 30min


Produtores rurais participam de workshop sobre apicultura em Sorriso

Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 12h 29min


Mais de 50% da população de MT está inadimplente e pode renegociar dívidas

Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 11h 29min


Jornal Online

Edição nº1668- 06/11/2025