Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Junho de 2026

Noticias

Alerta nacional na Argentina: o que se sabe sobre o sumiço de uma cápsula de césio-137

26 de Junho de 2026 as 17h 42min

As autoridades de Rosário, na província argentina de Santa Fé, estão investigando o desaparecimento de uma cápsula com césio-137 de uma unidade médica local. O caso tem mobilizado forças de segurança e órgãos especializados em emergências radiológicas, levando a um alerta nacional.

Especialistas apontam que o risco para a população é considerado baixo enquanto o material permanecer dentro de sua blindagem de chumbo. Lembrando que o mesmo elemento causou o maior desastre radiológico do mundo fora de uma usina nuclear aqui no Brasil, em 1987.

A Autoridade Regulatória Nuclear (ARN), órgão do governo argentino responsável por regular e fiscalizar todas as atividades nucleares no país, divulgou o que se sabe do caso até o momento. O desaparecimento da fonte radioativa foi identificado quando técnicos tentaram acessar a cápsula para realizar procedimentos de emergência em um dos aparelhos da unidade.

O objetivo dos investigadores é esclarecer se houve falha nos protocolos de segurança ou retirada não autorizada do material. De acordo com a imprensa argentina, apenas quatro pessoas estavam autorizadas a entrar na área onde a cápsula era mantida. Registros internos do instituto, movimentações recentes no laboratório e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas.

Ainda de acordo com a ARN, o césio-137 está em um recipiente plástico transparente e protegido por uma blindagem de chumbo, projetada para impedir a liberação de radiação para o ambiente. A principal preocupação é que alguém tente abrir ou manipular o material.

Caso essa proteção seja removida ou danificada, o elemento será liberado. A exposição prolongada pode provocar queimaduras, danos a órgãos internos, alterações na medula óssea e aumento do risco de câncer ao longo do tempo.

O césio-137 é amplamente utilizado em tratamentos de radioterapia e segue sendo usado em procedimentos relacionados à medicina nuclear. Por emitir radiação beta e gama, o material exige rígidos protocolos de armazenamento, transporte e manuseio.

O elemento já provocou um desastre que entrou para a história do Brasil. Em 1987, a exposição ao césio-137 provocou a morte de mais de 100 pessoas em Goiânia. Milhares de indivíduos também foram afetados diretamente pelo acidente radiológico, desenvolvendo problemas de saúde com o passar do tempo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Musicalização fortalece vínculos de crianças e adolescentes em Sinop

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 15h 48min


Receita vai publicar lista de “devedores contumazes”

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 14h 47min


Milho atinge novo patamar de produtividade: 369 sacas/ha

Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 13h 46min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026