Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Alerta para atualizar rebanho e vacina contra brucelose em Sinop

08 de Maio de 2025 as 17h 27min

SEDEC alerta os produtores rurais – Foto: Divulgação

O departamento de Agricultura, que é uma das pastas que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop (SEDEC), lembra que, neste mês de maio, todos os produtores rurais estão convocados para realizar a atualização do rebanho bovino, bubalino e de outras espécies junto aos órgãos competentes. A campanha segue até o final do mês e é obrigatória.

Paralelamente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural e a Prefeitura de Sinop promovem um curso de vacinador contra a brucelose animal, uma capacitação essencial para o cumprimento das exigências sanitárias do Estado de Mato Grosso.

A imunização contra este tipo de zoonose animal (brucelose) é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

O curso tem como objetivo habilitar vacinadores para o correto manuseio da vacina, aplicação segura nos animais e realização do cadastro junto a um médico veterinário cadastrado no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

A ação conjunta reforça o compromisso das instituições com a sanidade animal, o fortalecimento da pecuária local e o cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Sinop, na avenida das Embaúbas, 330, próxima à avenida dos Jacarandás.

A Brucelose bovina é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025