Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 17 de Maio de 2025

Noticias

Alerta para atualizar rebanho e vacina contra brucelose em Sinop

08 de Maio de 2025 as 17h 27min

SEDEC alerta os produtores rurais – Foto: Divulgação

O departamento de Agricultura, que é uma das pastas que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop (SEDEC), lembra que, neste mês de maio, todos os produtores rurais estão convocados para realizar a atualização do rebanho bovino, bubalino e de outras espécies junto aos órgãos competentes. A campanha segue até o final do mês e é obrigatória.

Paralelamente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural e a Prefeitura de Sinop promovem um curso de vacinador contra a brucelose animal, uma capacitação essencial para o cumprimento das exigências sanitárias do Estado de Mato Grosso.

A imunização contra este tipo de zoonose animal (brucelose) é obrigatória para todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

O curso tem como objetivo habilitar vacinadores para o correto manuseio da vacina, aplicação segura nos animais e realização do cadastro junto a um médico veterinário cadastrado no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

A ação conjunta reforça o compromisso das instituições com a sanidade animal, o fortalecimento da pecuária local e o cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Sinop, na avenida das Embaúbas, 330, próxima à avenida dos Jacarandás.

A Brucelose bovina é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso: motoristas do coletivo passam por treinamento

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 08h 30min


PreviSinop reinaugura sede após ampla reforma e expansão

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 06h 33min


Quadrilha que lesou produtores em esquema 'sofisticado' é presa

Publicado em 17 de Maio de 2025 ás 06h 32min


Jornal Online

Edição nº1547 - 17/05/2025