Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 01 de Outubro de 2026

Noticias

Algodão: exportações batem recorde em março e ganham força no acumulado da safra

17 de Abril de 2026 as 07h 53min

Boletim do Imea aponta avanço nos embarques – Foto: Divulgação

As exportações de algodão de Mato Grosso registraram desempenho recorde em março de 2026, consolidando a recuperação dos embarques e reforçando a liderança do estado no cenário nacional. Os dados constam no Boletim Semanal do Imea, com base em informações da Secex.

De acordo com o levantamento, Mato Grosso exportou 219,76 mil toneladas de algodão em março, estabelecendo um novo recorde para o mês e alcançando o sétimo maior volume mensal já registrado na série histórica. O resultado representa uma retomada significativa frente ao desempenho observado em fevereiro, quando os embarques ficaram abaixo das expectativas iniciais do mercado.

Com o forte desempenho em março, o volume acumulado da safra 2024/25 avançou de forma expressiva. Até fevereiro, Mato Grosso havia exportado 1,16 milhão de toneladas, volume 1,44% inferior ao registrado no mesmo período da safra anterior. No entanto, com a inclusão dos dados de março, o acumulado chegou a 1,38 milhão de toneladas, superando o ciclo 2023/24 e estabelecendo o maior volume já registrado para o período, com crescimento de 2,62%.

Segundo o Imea, o avanço reflete a melhora no ritmo logístico e a maior demanda internacional pela fibra brasileira. O boletim também destaca a forte participação de Mato Grosso nas exportações nacionais de algodão. Até o momento, o estado é responsável por 59,04% de todo o volume exportado pelo Brasil na safra 2024/25. Esse desempenho reforça a posição do estado como principal polo exportador da commodity no país.

Com quatro meses restantes para o encerramento da safra, a expectativa do Imea é de que Mato Grosso renove o recorde de exportações pelo terceiro ano consecutivo. A combinação de demanda externa aquecida, competitividade do produto brasileiro e avanço logístico deve sustentar o ritmo dos embarques nos próximos meses, consolidando mais um ciclo histórico para o algodão mato-grossense.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

EUA e China cortam US$ 30 bi em tarifas e criam diálogo sobre inteligência artificial

Publicado em 01 de Outubro de 2026 ás 16h 41min


Santa Carmem: capacitação busca fortalecer qualidade da vacinação

Publicado em 01 de Outubro de 2026 ás 15h 41min


Eleitor pode consultar dados de candidatos antes do voto

Publicado em 01 de Outubro de 2026 ás 14h 39min


Jornal Online

Edição nº1896 - 01/10/2026