Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 11 de Setembro de 2026

Noticias

Algodão: Safra deve atingir 4,41 mi/ton mesmo com queda de 6,3% na área plantada

11 de Setembro de 2026 as 13h 10min

Produtividade recorde em Mato Grosso e na Bahia compensa redução do cultivo – Foto: Divulgação

A produção brasileira de algodão em pluma deverá alcançar 4,41 milhões de toneladas na safra 2025/26, mesmo com a redução da área plantada no país. A estimativa faz parte do diagnóstico da Etapa Algodão do Rally da Safra, realizado pela Agroconsult com base em visitas técnicas, informações coletadas diretamente nas propriedades e mapeamento por satélite.

O levantamento aponta que o cultivo ocupou aproximadamente 2,07 milhões de hectares, retração de 6,3% em relação à temporada 2024/25. A diminuição foi concentrada principalmente em Mato Grosso, onde produtores reduziram o plantio de algodão diante das condições econômicas e da maior atratividade do milho como opção de segunda safra.

Apesar do recuo da área, as condições climáticas, os investimentos em tecnologia e o manejo das lavouras elevaram a produtividade acima das expectativas. Mato Grosso e Bahia, os dois principais estados produtores acompanhados pela expedição, devem registrar rendimentos recordes.

A estimativa nacional de 4,41 milhões de toneladas poderá receber um acréscimo de 90 mil a 100 mil toneladas, dependendo do rendimento da pluma durante o beneficiamento.

Até 3 de setembro, somente 35% da produção havia sido beneficiada. Como aproximadamente dois terços da safra ainda precisavam passar por esse processo, os números finais de produção e rendimento continuavam sujeitos a ajustes.

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro de algodão, a área plantada recuou 9,4%, para aproximadamente 1,42 milhão de hectares. A redução esteve relacionada principalmente à decisão econômica dos produtores diante dos preços do algodão e da maior liquidez do milho no mercado. A retração foi observada em diferentes regiões, com maior intensidade no Vale do Araguaia e no Médio-Norte mato-grossense.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Combustíveis e agricultura familiar recebem quase R$ 7 bi em créditos

Publicado em 11 de Setembro de 2026 ás 12h 10min


Operação apreende cerca de 3 mil toras de madeira nativa em área desmatada

Publicado em 11 de Setembro de 2026 ás 11h 09min


Pedro Morisco é primeiro convocado do Coritiba para a Seleção em 15 anos

Publicado em 11 de Setembro de 2026 ás 10h 08min


Jornal Online

Edição nº1881 - 11/09/2026