Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Março de 2026

Noticias

ALGODÃO: Exportações da safra 19/20 devem somar 1,3 milhão de toneladas

Na safra 2018/19, oferta foi reajustada para 1,97 milhão de ton

11 de Agosto de 2020 as 07h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Imea divulgou a segunda estimativa de oferta e demanda para a pluma de algodão em Mato Grosso, trazendo atualizações para a safra 2018/19 e ajuste na projeção para a safra 2019/20. Na safra 2018/19, com a consolidação da produção de pluma, a oferta foi reajustada para 1,97 milhão de toneladas.

Já do lado da demanda, restando menos de um mês para o fechamento das exportações para o ciclo 18/19, o Instituto identificou um volume atípico de pluma vendida e não embarcada no estado. Assim, a nova estimativa de exportação foi ajustada para 1,18 milhão de toneladas, recuo de 6,90% quando comparado ao relatório anterior.

O consumo interestadual, por sua vez, aumentou em 0,62% ante ao último relatório. Já o consumo em Mato Grosso passa a ser estimado em 23,00 mil toneladas, um recuou de 10,47% no comparativo com o relatório anterior, refletindo os impactos da Covid-19. Diante desse cenário, e considerando o levantamento de embarque feito com os informantes do Imea, os estoques finais apresentaram níveis recordes nessa nova divulgação, ficando estimados em 106,02 mil toneladas.

Já em relação à nova safra (2019/20), a estimativa mostra um avanço da produção de 1,90% ante à safra 2018/19, ficando prevista em 2,00 milhões de toneladas. Isso ocorreu devido ao aumento das estimativas de área e produtividade, o que indica uma produção de pluma recorde para Mato Grosso até o momento.

No que tange a demanda, a negociação antecipada da safra justifica a expectativa de incremento nas exportações nesta temporada, que passam a ser estimadas em 1,3 milhão de toneladas, valor 9,84% superior à safra anterior.

Veja Mais

Bauer do Brasil e Irricontrol focam no pequeno produtor na Expodireto

Publicado em 15 de Março de 2026 ás 07h 56min


Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do produtor

Publicado em 15 de Março de 2026 ás 06h 01min


Investimentos junto Governo do Estado para Campo Novo do Parecis

Publicado em 15 de Março de 2026 ás 03h 59min


Jornal Online

Edição nº1757 - 14a16/03/2026