Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 02 de Julho de 2026

Noticias

ALGODÃO: Redução no custo de produção favorece cotonicultor em MT

Imea divulgou relatório do custo de produção de algodão para a safra 20/21

28 de Fevereiro de 2020 as 06h 15min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou relatório do custo de produção de algodão em Mato Grosso para a safra 20/21, referente ao mês de janeiro de 2030, que registrou uma redução de 3,73% no custo operacional em relação à safra 19/20, que agora passa a ser de R$ 8.749,60/ha.

Essa diferença deve-se às modificações na tecnologia empregada nas fazendas modais acompanhadas pelo Imea, o que reflete a constante melhora na eficiência destas propriedades no estado. Além disso, o custo com micronutrientes (fertilizantes) recuou 0,19%, aliado a modificação do pagamento do tributo (Funrural), que por sua vez, era pago sobre o faturamento da fazenda e agora passa a ser feito pela folha salarial.

Diante desse cenário, para cobrir seus custos é necessário que o cotonicultor venda sua pluma a um preço médio de R$ 77,50/@, o que pode ser uma notícia boa para a cadeia, visto que os preços da fibra avançaram 1,07% na comercialização do mês de janeiro.

Veja Mais

Rota pelo Pacífico pode reduzir custos logísticos e ampliar competitividade

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 18h 38min


Importação de defensivos agrícolas recua 6,8% em 2026

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 17h 38min


Deixar carregador na tomada sem o celular desperdiça energia?

Publicado em 02 de Julho de 2026 ás 16h 33min


Jornal Online

Edição nº1832 - 03/07/2026