Noticias
AL instala Câmara Setorial com temática da Ferrogrão
13 de Maio de 2023 as 06h 09min

A Assembleia Legislativa instalou a Câmara Setorial Temática (CST), que irá analisar a judicialização da ferrovia EF-170, a Ferrogrão. O requerimento para instalação da CST foi apresentado pelo deputado estadual Reck Junior, que presidirá o fórum de discussão.
O parlamentar cobra a retomada e a celeridade nos debates para destravar o projeto de construção da ferrovia, que pretende ligar Sinop ao porto de Miritituba/PA, através de 933 km de trilhos. O investimento previsto é de R$ 12 bilhões.
A construção da Ferrogrão sofreu uma reviravolta em março de 2021, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu uma lei de 2017 que alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim e criava a área de Proteção Ambiental Rio Branco, no Pará. A decisão do ministro Alexandre de Moraes inviabilizou o trajeto previsto no projeto e cancelou todos os processos relacionados à concessão da ferrovia à iniciativa privada.
O STF volta a discutir as alterações nas unidades de conservação no julgamento marcado para o dia 31 de maio. “Então, o nosso prazo para discutir a questão é curto. Temos que trabalhar com celeridade e apresentar dados e argumentos capazes de convencer os ministros do Supremo de que a Ferrogrão preserva o meio ambiente e reduz custos”, pontua Reck Junior.
Reck Junior acrescenta que a Câmara Setorial deverá reunir elementos jurídicos, científicos, econômicos e ambientais para levar ao STF mais informações e dados relevantes para o julgamento. Apontando um estudo realizado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o parlamentar lembra que, além da redução de distâncias, os custos com frete terão uma queda de até 40%.
Para Reck Junior, a Ferrogrão é fundamental para a economia de Mato Grosso e do Brasil. “É um modal que permitirá o escoamento mais rápido e barato da nossa produção agrícola, o que é crucial para manter a competitividade do nosso agronegócio no mercado global. Além disso, a ferrovia trará benefícios ambientais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental destravar a construção da Ferrogrão e garantir que ela seja uma realidade o quanto antes”, afirma.
MEMBROS TITULARES
Presidida por Reck Junior, a CST da Ferrogrão tem como relator o advogado Giorgio Aguiar da Silva e como secretário Mariozan Pereira da Mota, servidor da Assembleia.
A comissão também terá como membros titulares Vilmondes Sebastião Tomain, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Wellington Andrade, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso (MPLMT), Décio Tocantins, da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Ricardo Tomczyk e André Nassar, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Também participam Custódio Rodrigues e Amado de Oliveira Filho, da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Edgar Borges, representante da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), e Ronilson Rondon Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sorriso: Linha Norte começa a ser pavimentada
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 11h 19min
Egito Antigo: cidade perdida revela segredos do passado
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 07h 16min
Estudo identifica 142 empresários do agro envolvidos em tentativa de golpe
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 05h 15min