Noticias
ALMT cobra Banco do Brasil sobre dívidas de servidores
28 de Julho de 2025 as 06h 20min

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso pretende ouvir representantes do Banco do Brasil sobre contratos de crédito consignado com servidores públicos estaduais. O requerimento para a convocação é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), mas ainda não há data definida para a audiência.
Mesmo assim, o parlamentar se antecipou e, junto com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valter Albano, reuniu-se com o gerente-geral do banco, Márcio Corrêa. O objetivo foi discutir alternativas ao crescente superendividamento dos servidores, que já atinge mais de 62 mil pessoas no estado.
O Banco do Brasil é responsável pela folha de pagamento do funcionalismo e pela maior parte das operações de crédito consignado. A principal preocupação gira em torno dos cartões consignados, considerados os maiores vilões do endividamento por conta dos juros elevados.
Corrêa defendeu a criação de uma margem específica para renegociações, sem aumento do comprometimento da renda. Ele também mencionou limitações impostas pelo Banco Central, como a impossibilidade de portabilidade do cartão consignado para linhas convencionais.
Segundo a Seplag, 42,5% dos servidores de Mato Grosso já ultrapassaram os limites de crédito consignado. A legislação estadual permite comprometimento de até 35% com empréstimos, 15% com cartão de crédito e mais 10% com cartão de benefício.
O TCE promete realizar novos encontros técnicos para tentar construir uma saída. Para Albano, o envolvimento do Banco do Brasil é essencial para resolver o problema, que ele classificou como “assustador”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min