Noticias
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
14 de Outubro de 2025 as 11h 37min
Grupo acompanhará casos e proporá políticas públicas – Foto: Assessoria
A Assembleia Legislativa realizou, a primeira reunião da Câmara Setorial Temática (CST) de Enfrentamento ao Feminicídio. O grupo terá como objetivo reunir dados, ouvir especialistas e acompanhar casos para propor políticas públicas mais eficazes no estado.
A deputada estadual Edna Sampaio (PT), proponente da CST, conduziu o encontro e afirmou que a criação da câmara responde a falhas identificadas em diversas audiências públicas realizadas em municípios mato-grossenses. “Precisamos enfrentar o machismo estrutural presente nas instituições e nas relações sociais. O debate não pode se limitar às estatísticas”, disse Edna.
Os estudos da CST serão conduzidos a partir de múltiplas frentes, incluindo análise de orçamento, financiamento, participação da sociedade civil e acompanhamento das famílias afetadas pelo feminicídio.
A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra apresentou a experiência do Observatório Caliandra, criado pelo Ministério Público em 2023, que sistematiza dados sobre feminicídios desde 2019, permitindo identificar municípios críticos e orientar ações de prevenção.
Karime Dogan, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reforçou a importância de incluir diferentes grupos sociais nos trabalhos da câmara, como mulheres trans, cis, indígenas e quilombolas.
A CST definirá as funções de cada instituição envolvida e trabalhará para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, promovendo visibilidade às vítimas. A expectativa é que, ao longo dos trabalhos, a Câmara Setorial produza um diagnóstico aprofundado sobre o feminicídio em Mato Grosso e contribua para políticas públicas mais inclusivas e efetivas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Luverdense tenta conquistar título inédito no Estádio Passo das Emas
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 08h 00min
Oriente Médio: conflitos pressionam agro
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 06h 02min
Dilmar assume CCJR após disputa interna na ALMT
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 04h 04min
