Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Setembro de 2026

Noticias

ALMT discute efeitos sociais e ambientais da revolução da IA

17 de Junho de 2026 as 12h 35min

Especialistas alertam para custos ocultos da inteligência artificial - Foto: Hideraldo Costa

A crescente influência da inteligência artificial nos desafios do desenvolvimento sustentável esteve no centro dos debates da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta semana.

O tema foi discutido durante reunião do Grupo de Trabalho responsável por acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O principal destaque do encontro foi a palestra do advogado, biólogo e mestrando em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Felipe Goffi Portela, que apresentou reflexões sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pelo avanço das ferramentas de inteligência artificial.

Segundo o especialista, o debate sobre a tecnologia precisa ir além dos benefícios normalmente divulgados pelas grandes empresas do setor. “É importante que nós tenhamos uma discussão além da publicidade e dessa magia que é vendida por essas empresas. Precisamos entender o que existe por trás dessa tecnologia e quais são os impactos que ela gera para a sociedade”, afirmou Luiz Felipe Goffi Portela.

Outro ponto abordado foi o impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho. De acordo com Portela, grande parte dos sistemas de inteligência artificial depende da atuação humana para organizar, revisar e classificar dados utilizados no treinamento das plataformas.

“A inteligência artificial não aprende de forma mágica. Ela depende de milhões de dados que são organizados e tratados por pessoas. Muitas dessas atividades são mal remuneradas e não geram qualificação profissional para quem as executa”, destacou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min


Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min


Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min


Jornal Online

Edição nº1879 - 09/09/2026