Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 16 de Julho de 2025

Noticias

Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas na páscoa

01 de Abril de 2025 as 07h 13min

Calor e seca aumentaram o preço da fruta nos maiores países produtores – Foto: Agência Brasil

O aumento do custo do cacau em nível mundial, de cerca de 180% em dois anos, está refletindo no valor dos produtos para a Páscoa e para a produção permanente do setor. A alta da fruta se concentrou no segundo semestre do ano passado, em decorrência da quebra de safra nos grandes produtores africanos.

A instabilidade no setor deve se manter também nesta temporada, com o maior produtor, Costa do Marfim, ainda enfrentando impacto significativo de ondas de calor e da seca. “Isso vai influenciar o desenvolvimento da planta, a brotação e a formação dos frutos, e com isso uma menor oferta”, explicou Letícia Barony, assessora técnica da comissão nacional de fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

Em Gana, segundo maior produtor, Letícia avalia que há um cenário de tendência de recuperação na produção, com o governo divulgando indicadores para um cenário de colheita atrativo, que pode levar a um reequilíbrio para a oferta.

No Brasil, a perspectiva é de aumento de safra, após quedas sucessivas. O país é atualmente o sexto maior produtor mundial de cacau, com mais de 90% da produção nos estados do Pará e Bahia, com uma produção anual de 300 mil toneladas por ano. 

“A gente percebe, ainda assim, muita volatilidade e incerteza dentro do mercado, tanto em relação à oferta, quanto em relação à demanda e principalmente aos preços que esses produtos serão ofertados. Isso pega toda a cadeia de valor, não só na amêndoa de cacau, mas nas indústrias moageiras, indústrias de derivação e também na disponibilização desses produtos ao consumidor”, analisa a assessora técnica da CNA.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 07h 11min


Estrutura jurídica: escolha é decisiva para empreendimentos imobiliários

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 06h 12min


Mato Grosso quer dobrar educação técnica até 2026

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 05h 12min


Jornal Online

Edição nº1589- 15/07/2025