Noticias
Alternativas sustentáveis e eficientes para o agronegócio
23 de Julho de 2024 as 13h 11min
![](files/fotos/mega_noticias/full/18026.jpg)
A implementação de soluções em polímeros no agronegócio é uma forte tendência para a indústria. Isso inclui uma ampla gama de produtos, desde componentes de máquinas agrícolas até sistemas de irrigação e armazenamento.
A Solve, empresa de soluções em polímeros do Grupo J2M, com sede em Passo Fundo/RS, é um desses exemplos que realiza a transformação de polímeros, possibilitando o acesso facilitado a ferramentais, prototipagem de componentes plásticos e produção de peças de geometria complexa, ambos processos utilizando a impressão 3D tanto em polímeros quanto em metais.
A tecnologia de impressão 3D permite a produção de artefatos mais robustos e detalhados, facilitando a adaptação e customização de equipamentos para diversas necessidades específicas, incluindo o agronegócio. “A companhia tem se destacado no setor do agronegócio com uma proposta inovadora ao incorporar a substituição do aço por plástico em diversas aplicações”, diz Arley Galvani, tecnólogo em polímeros e comercial na Solve.
O especialista explica que dentre os benefícios dessa prática, a principal vantagem econômica é a redução de custos. “O plástico é mais barato que o aço e apresenta maior durabilidade em condições de exposição a agentes químicos e umidade, comuns no ambiente agrícola. Menos substituições e reparos significam economia de tempo e recursos financeiros para os produtores”, reforça.
Além disso, há também a questão ambiental, uma vez que a recuperação do plástico é menos onerosa e mais simples. “Os polímeros utilizados são recicláveis, o que está alinhado com as práticas de sustentabilidade cada vez mais exigidas pelos consumidores e pelo mercado global”, afirma Galvani.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mato Grosso terá forte aceleração econômica em 2025, aponta estudo
Publicado em 06 de Fevereiro de 2025 ás 05h 31min
Ponte da Cedro Rosa estará interditada pelos por 15 dias em Sorriso
Publicado em 05 de Fevereiro de 2025 ás 17h 36min
Manejo com herbicidas: alternativa para controlar capim pé-de-galinha
Publicado em 05 de Fevereiro de 2025 ás 12h 23min