Noticias
Alunos do ensino fundamental desenvolvem jornal impresso
Proposta da escola Valter Kunze já está em sua segunda edição
22 de Junho de 2019 as 00h 00min

NILCEIA COSTA
nilceiacamposcosta@hotmail.com
Alunos dos 4º anos da EMEB Vereador Rodolfo Valter Kunze, em Sinop, desenvolveram um jornal impresso que já está em sua segunda edição. Sob orientação do professor Gervásio Edson Siqueira, os estudantes desempenham atividades distribuídas de acordo com a afinidade de assuntos de cada turma.
O educador destaca que a aceitação foi grande e estão desenvolvendo a segunda edição. “Estão muito empolgados inclusive está até difícil fazer a distribuição das tarefas para a segunda edição de junho, pois todos querem participar”.
O professor diz que a princípio seria apenas uma atividade desenvolvida em sala de aula, mas que agradou os alunos e deram continuidade ao trabalho. “Como vi grande aceitação e interesse por parte dos alunos propus a eles transformar em um informativo para toda a escola”.
A coordenadora da instituição, Cíntia Sueli Britos Lopes, diz que pretende ampliar para todas as turmas. “O projeto inicialmente surgiu de uma atividade do livro didático que está alinhado com a BNCC, na qual traz a reportagem com um gênero amplo a ser estudado. Com a proposta de jornal impresso, verifiquei que os alunos se sentiram mais motivados em relação à proposta, desse modo, os mesmos puderam se aproximar da vivência jornalística e de vivência social muito importante, pois o trabalho dos mesmos pode ser classificado como informativo, descritivo e opinativo. Em resumo, posso dizer que a escola e os alunos só ganharam com essa atividade, que ao final pode virar um projeto institucional”, declarou.
Apesar da empolgação dos estudantes eles enfrentam dificuldade financeira para impressão: a primeira edição foi resultado da colaboração da escola. “Apesar das dificuldades, conseguimos imprimir. Por isso, eu e os alunos estamos aceitando a colaboração de alguma empresa do ramo para a impressão das próximas edições”, pontuou Siqueira.
CONTEÚDO
No jornal, os alunos publicam assuntos do cotidiano da comunidade escolar, além de informativo com notícias da coordenação e dos professores eles reservam espaço para receitas, poesias, redação, curiosidades e piadas. Para a coordenadora o projeto trouxe muito além do esperado.
“O projeto integra conteúdo com prática, motivação e produção, processo esse de grande importância para a escolarização de qualquer criança, pois insere a prática na vivência de sala de aula, integrando toda a escola e sua comunidade”, finalizou.
Veja Mais
Lula celebra acordo entre China e EUA: “tarda, mas não falha”
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 18h 18min
Parque Florestal de Sinop é fechado por 60 dias para análises após mortes de macacos
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 16h 11min
Saúde divulga balanço do Dia D de Vacinação: 1.514 doses aplicadas em Sinop
Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 14h 39min