Noticias
Ameaçado de extinção, tamanduá-bandeira é resgatado em residência em Sorriso
26 de Janeiro de 2022 as 10h 05min
Animal foi encontrado em uma construção em anexo a uma casa já habitada – Foto: NIF/Divulgação
Um tamanduá-bandeira foi resgatado por equipes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e Corpo de Bombeiros após entrar em uma casa na zona urbana de Sorriso, no domingo (23). A espécie é considerada ameaçada de extinção.
O Diretor do NIF, Reinaldo Nunes, contou que o animal foi encontrado em uma construção em anexo a uma casa já habitada na cidade. Para resgatá-lo, as equipes fecharam as saídas e o direcionaram para uma armadilha.
“Pegamos uma caixa de transporte do Corpo de Bombeiros e a colocamos na saída de um banheiro inacabado. Cobrimos essa caixa para oferecer um local escuro para que ele pudesse se sentir seguro, e deixamos a tampa e a guilhotina armadas. Em seguida, fizemos o afugentamento até ele entrar na caixa”, explicou.
Segundo Nunes, não houve estresse para o animal e o resgate foi seguro. Após o resgate, o animal foi devolvido a uma área de mata preservada. “O tamanduá-bandeira consta na lista dos animais ameaçados de extinção, então não é um animal muito comum de ser ver. Faz 12 anos que trabalho com fauna e essa é a primeira vez que faço a captura de um tamanduá em área urbana”, disse.
Próximo à região onde o tamanduá foi resgatado, há uma área de reserva legal com algumas fazendas. A suspeita é que ele tenha saído dessa região para a cidade. Outro motivo para esses animais entrarem na cidade é a perda de habitat. Várias cidades estão em expansão acelerada e acabam construindo em áreas onde vivem animais silvestres.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Percent Brasil apresenta nova rodada de intenção de voto ao Senado em MT
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 05h 33min
FPA da Assembleia cobra revisão de regras sobre biomassa em Mato Grosso
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 04h 32min
De virada, Brasil bate o Japão nos acréscimos e vai às oitavas de final
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 15h 03min
