Noticias
ANAC aprova Plano Diretor do Aeroporto de Sinop
30 de Abril de 2024 as 12h 26min
Documento orienta o planejamento e expansão da estrutura aeroportuária e seu entorno – Foto: Divulgação
O Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, entrou na lista dos poucos aeródromos do Mato Grosso que tem um Plano Diretor aprovado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A Gerência de Certificação e Segurança Operacional da Agência publicou no diário oficial da União a portaria 14.417, que aprova o Plano Diretor do Aeroporto de Sinop.
O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento que estabelece o planejamento e orienta a implantação, o desenvolvimento e a expansão da infraestrutura aeroportuária, de maneira ordenada e ajustada à evolução do transporte aéreo. O Plano é elaborado pelo operador de aeroporto e regulamentado pela ANAC.
O PDIR exerce um papel importante no desenvolvimento harmônico do aeroporto com o planejamento urbanístico das cidades. Ele precisa somar com o Plano Diretor do Município. O planejamento aeroportuário está diretamente relacionado ao planejamento do espaço aéreo.
O Comando da Aeronáutica pode solicitar ajustes em Planos Diretores Aeroportuários após aprovação da Agência, a fim de compatibilizá-los aos aspectos de segurança operacional da navegação aérea. Em Mato Grosso, apenas os aeroportos de Sorriso e de Alta Floresta têm um Plano Diretor aprovado pela ANAC.
Na portaria a agência frisa que a é responsabilidade do operador do aeródromo manter o Plano Diretor atualizado. “A aprovação do Plano Diretor do Aeroporto não garante o cadastramento, pela ANAC, da expansão pretendida da infraestrutura aeroportuária, de modo que eventuais modificações de características ou cadastramentos vindouros deverão atender aos regulamentos processuais e materiais vigentes na oportunidade de sua implementação”, explica a portaria.
A aprovação do Plano Diretor do Aeroporto não exime o operador do aeroporto, que é a empresa Centro-Oeste Airports, de cumprir com as obrigações do contrato de concessão. Tampouco dispensa a observância dos requisitos de licenciamento ambiental, de uso do solo e de zoneamento urbano e outras posturas.
Fonte: DA REPORTAGEM - GC Notícias
Veja Mais
Tecnoshow terá máquinas robustas para o preparo de solo
Publicado em 08 de Abril de 2026 ás 15h 26min
Bioinsumos e fertilizantes especiais podem ser aliados estratégicos
Publicado em 08 de Abril de 2026 ás 14h 26min
Assinada ordem de serviço para novos vestiários no P.A. Safra em Nova Xavantina
Publicado em 08 de Abril de 2026 ás 12h 23min
