Noticias
Anatel autoriza 15 cidades a instalar infraestrutura 5G
01 de Dezembro de 2023 as 05h 39min

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a ativação de estações de 5G, na faixa de 3,5 GHz, em mais 15 municípios mato-grossenses. As instalações podem começar a partir da próxima segunda-feira (4). No Nortão, foram contempladas Nova Mutum, Vera e Santa Carmem.
A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira. Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.
Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. “Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, ressaltou a agência.
Além delas, a Anatel também autorizou a instalação do 5G em Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Comodoro, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Santo Antônio do Leste e Vale de São Domingos.
Em MT, as ativações já haviam sido autorizadas, em julho, para Sinop, Nortelândia, Diamantino e Itiquira. Em abril, a Anatel autorizou o 5G em Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. Em março, a faixa foi liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.
Além desses 11 municípios, a Anatel já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve a liberação para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Sampaoli aponta principal dificuldade para ganhar jogos: “último terço”
Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 16h 30min
Nova sede da Guarda Civil Municipal avança em Sinop
Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 14h 29min
Conselho Deliberativo decide novos investimentos do Previ Sinop
Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 13h 22min