Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 25 de Abril de 2025

Noticias

Aneel mantém multa de R$ 4,7 mi aplicada pela Ager à Copel-GT

24 de Abril de 2025 as 17h 02min

Penalidade teve origem em fiscalização realizada em 2023 – Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a multa de R$ 4,7 milhões aplicada à Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel-GT) pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), em decorrência de irregularidades identificadas na Usina Hidrelétrica (UHE) Colíder, localizada no rio Teles Pires.

A penalidade teve origem em fiscalização realizada em 2023 pela Superintendência Reguladora de Energia da Ager-MT, no âmbito do convênio de descentralização firmado com a ANEEL.

Durante a inspeção, os fiscais constataram que o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, documento fundamental para a gestão de riscos e resposta rápida a incidentes, não se encontrava devidamente implantado externamente, em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

A multa foi oficialmente aplicada pela Ager-MT em abril de 2024 e sua manutenção foi ratificada pela Diretoria Executiva Colegiada da agência mato-grossense no dia 12 de setembro do mesmo ano. A Copel-GT recorreu da decisão no âmbito administrativo, mas teve o recurso negado pela diretoria colegiada da ANEEL.

De acordo com o superintendente regulador de Energia da Ager-MT, Thiago Bernardes, a alternativa de substituição da penalidade por um Plano de Resultados não é razoável, dada a natureza crítica da falha identificada e a relevância do tema de segurança de barragens. 

“MT possui 141 usinas hidrelétricas em operação, entre pequenas, médias e grandes usinas, as famosas siglas CGH, PCH e UHE. A maior parte delas possui barragens e, portanto, com obrigações a serem cumpridas e fiscalizadas pela Ager-MT. O nosso desafio é garantir que todo esse parque de geração hidrelétrica do Estado esteja em dia com todas as obrigações da Política Nacional de Segurança de Barragens, garantido segurança para toda a sociedade mato-grossense", destacou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Breno Miranda é o novo procurador de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB

Publicado em 24 de Abril de 2025 ás 16h 01min


Inauguradas etapas I e III do Residencial Nico Baracat em Sinop

Publicado em 24 de Abril de 2025 ás 15h 01min


Últimos dias para os agricultores se inscreverem no Concurso de Produtividade no Milho Inverno

Publicado em 24 de Abril de 2025 ás 14h 51min


Jornal Online

Edição nº1530 - 25/04/2025