Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 14 de Março de 2026

Noticias

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz

30 de Setembro de 2025 as 12h 32min

Consumidor ainda pagará adicional no mês – Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou sexta (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2. De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.

A agência reguladora de energia elétrica informou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro". “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Procon intensifica fiscalização para coibir aumento abusivo de combustíveis em Sorriso

Publicado em 14 de Março de 2026 ás 04h 53min


Virginia admite convite para disputar vaga nessas eleições

Publicado em 13 de Março de 2026 ás 16h 50min


Diego Guimarães cobra investigação sobre alta dos combustíveis em MT

Publicado em 13 de Março de 2026 ás 15h 48min


Jornal Online

Edição nº1757 - 14a16/03/2026