Noticias
Anomalia na soja e doenças foliares deixam produtores em alerta
15 de Fevereiro de 2025 as 10h 01min

A anomalia da soja em Mato Grosso continua preocupando os produtores nesta temporada 2024/25. Em algumas propriedades em torno de cinco aplicações com fungicidas já foram realizadas no período, uma tentativa de controle com o intuito de evitar o apodrecimento das vagens.
Contudo, o clima este ano não tem colaborado, e o excesso de chuvas vem dificultando o combate da mesma, assim como o manejo de doenças foliares, à exemplo da mancha-alvo e da cercosporiose.
O agricultor Richeli Bruno Cotrim que na safra 2022/23 teve perdas de até 60% nos talhões. Ele diz que na safra passada, mesmo com muita seca, não tiveram incidência de anomalia e neste ano, vários talhões apresentaram esse problema.
O grupo Richelli Cotrim cultivou nesta safra seis mil hectares de soja em Peixoto de Azevedo. “Nós fizemos várias aplicações de fungicidas, mas mesmo assim o excesso de chuvas lava muito a aplicação e o produto não faz o efeito que deveria fazer. Estou preocupado, já temos em torno de 10% de vagens brotadas que estão com anomalia. Nosso custo em relação ao ano passado aumentou só em fungicida. Estamos gastando três sacas a mais por hectare e se não gastar, a perda pode ser pior”, comenta.
Em Nova Ubiratã, o produtor Nathan Belusso explica que esta não é uma doença nova e que nos últimos quatro anos o manejo tem sido alterado, buscando aperfeiçoamento para o combate nas lavouras. “Uma ferramenta que a gente tem utilizado é adiantar um pouco a dessecação para tentar escapar, principalmente, do grão avariado. A gente utilizou essa estratégia em um dos pivôs nossos e conseguiu escapar, conseguiu colher o pivô com o grão padrão, consequentemente, a gente conseguiu embarcar a soja entregar ela no padrão de qualidade que os contratos exigem”, diz.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min