Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 27 de Janeiro de 2025

Noticias

Antártida está ficando cada vez mais verde graças ao aquecimento global

10 de Outubro de 2024 as 08h 55min

Um estudo realizado em conjunto pelas universidades de Exeter e Hertfordshire (Inglaterra) e publicado na Nature Geoscience alerta para um “esverdeamento” da Antártida.

Isso significa que, cada vez mais, a vegetação da região está perdendo o gelo natural, que vem derretendo cada vez mais graças ao aquecimento global. A pesquisa também traz imagens que comprovam a situação.

O estudo aponta que a Antártida vem sofrendo com significativos aumentos em sua temperatura nos últimos 60 anos. as taxas de aquecimento são mais altas na Península Antártica, ocorrendo bem mais rapidamente que o aquecimento médio global.

Mesmo com pausa recente no aquecimento relacionado à variabilidade climática de curto prazo, os cientistas esperam que esse aquecimento permaneça na temperatura de 0,34 °C por década até 2100. Projeções dos pesquisadores indicam que a temperatura local permaneça subindo bem acima da média global. Segundo o relatório, a vegetação cobria, em 1986, menos de 1 km² da Península Antártica, atingindo incríveis 13 km² em 2021.

Desde 1940, mais de 90% das geleiras da região vêm perdendo massa. Dessa forma, avaliações dos impactos e retornos sobre as mudanças climáticas se concentram na resposta criosférica.

Embora as mudanças na criosfera sejam críticas para a mudança global do nível do mar, um potencial aumento de três vezes na área livre de gelo na Península Antártica até o final do século também significa que é fundamental entender as mudanças biológicas terrestres para esta região, que já detém a maioria da vegetação terrestre da Antártida.

Os cientistas envolvidos com o estudo salientam ser importante abordar questões sobre a vegetação e suas mudanças na Antártida. “A melhoria do clima da Península Antártica, juntamente com a redução associada na cobertura de gelo e neve, pode resultar em homogeneização ecológica em escala regional, reorganização de espécies e comunidades, aumento da produtividade e desenvolvimento do solo”, concluíram.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso: ecoponto da Noêmia Dal Molin concentrará recebimento de recicláveis

Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 09h 53min


Receita abre consulta a lote da malha fina do IR

Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 07h 52min


Agtech desembarca no Brasil com IA avançada e modelos focados no agro

Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 05h 50min


Jornal Online

Edição nº1468 24/01/2025