Noticias
Após recorde de frio, temperatura deve voltar a subir em Cuiabá
03 de Julho de 2021 as 07h 00min
Após dias frios, temperatura volta a subir em Cuiabá – Foto: Divulgação
Você estava gostando do friozinho que o Mato Grosso passou nesta semana? Pois é, ele está no fim – ou já acabou! Após registrar o recorde de frio no ano, temperatura voltou a subir em Cuiabá e em diversas cidades das regiões Centro Sul, Nortão e Médio Norte.
Na quinta (1°), a capital registrou, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima de 5,9°C. No entanto, neste fim de semana, os termômetros já devem chegar à casa dos 33°C. Naquele dia, o novo recorde se estabeleceu. O anterior tinha sido na quarta (30), quando a temperatura mínima foi de 7,2°C. No ano passado, a temperatura mais baixa registrada em Cuiabá foi de 11,6°C no dia 21 de agosto.
Já a madrugada desta sexta (2) ainda foi de frio na maior parte do estado, com mínimas entre 7°C e 15°C no estado. No entanto, no fim de semana, as temperaturas devem subir.
Apesar de não chegar no calor de 40°C, o cuiabano já sentirá diferença nos termômetros nos próximos dias, se comparado a essa semana de frente fria. No sábado (3), a mínima será de 14°C e a máxima de 32°C. Já no domingo (4), os termômetros devem marcar entre 17°C e 33°C.
A temperatura deve seguir nessa média até terça (6). Na quarta-feira (7) o clima deve ficar ainda mais quente e a máxima deve ser de 37°C.
GELO EM JACIARA
Uma lavoura de algodão em uma fazenda localizada em Jaciara amanheceu coberta de gelo na quinta (1º), depois que os termômetros chegaram a registrar 3°C. De acordo com o gerente da fazenda, Luis Antônio Huber, ele e outros trabalhadores chegaram na fazenda de manhã para a aplicação de defensivos na lavoura e viram a plantação de algodão coberta de cristais de gelo.
Ele contou que em 22 anos nunca tinha visto acontecer isso na fazenda e nem na região. "Nunca tinha acontecido isso, que eu saiba nesta região, e eu já moro aqui há 22 anos", contou.
No início da tarde, o sol apareceu e a temperatura subiu para até 18°C. Com a geada, parte da plantação morreu, mas ele ainda não sabe mensurar o prejuízo. Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, como vidros de janelas, devido à queda de temperatura.
Esse fenômeno pode queimar as folhas e os caules destruindo plantações inteiras. Elas ficam ressecadas e morrem.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
De virada, Brasil bate o Japão nos acréscimos e vai às oitavas de final
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 15h 03min
Conheça os ganhadores dos prêmios da campanha “Amor em Dose Dupla”
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 13h 31min
CMN passa a exigir fotos com localização comprovada
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 12h 14min
