Noticias
Após sugerir boicote, governador se encontra com CEO do Carrefour Brasil
25 de Janeiro de 2025 as 11h 54min
CEO Carrefour Brasil Stephane Maquaire e Mauro Mendes – Foto: ReproduçãoO governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) e o CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, reuniram-se recentemente em Cuiabá para debater investimentos no estado. O encontro ocorreu cerca de dois meses após comunicado do CEO do grupo na França, Alexandre Bompard, de que a gigante do varejo deixaria de comprar carnes do Mercosul.
O encontro foi registrado no LinkedIn do CEO no Brasil da gigante varejista. Em Mato Grosso o Carrefour atua com a marca Atacadão, estando presente no estado com 15 unidades localizadas em Cuiabá, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Conforme a publicação, além de falar sobre investimentos e planejamento de crescimento em Mato Grosso, o agronegócio também foi assunto. “Claro, também falamos da força do agronegócio brasileiro e, especialmente, em Mato Grosso, de todo o caminho que o alimento percorre, dos produtores até o consumidor final”, escreveu Stephane Maquaire.
Em novembro do ano passado, o CEO do Carrefour da França, Alexandre Bompard, emitiu um comunicado de que a gigante do varejo mundial não iria mais adquirir carne do Mercosul, gerando “revolta” no setor pecuário brasileiro, principalmente de Mato Grosso.
As declarações do CEO do Carrefour, como destacado na ocasião pelo Canal Rural Mato Grosso, foram publicadas nas redes sociais e eram uma reprodução de uma carta enviada ao presidente dos sindicatos agrícolas da França, Arnaud Rousseau, em resposta aos protestos dos produtores da França contra um acordo que pode ser assinado entre o Mercosul e a União Europeia.
Na época, em suas redes sociais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, classificou a questão como uma confirmação de que a França quer usar o meio ambiente para criar barreiras contra o agronegócio brasileiro e demais países da América do Sul.
O governador de Mato Grosso chegou a frisar ainda que a decisão do Carrefour deixava “mais uma vez claro” que as ações realizadas e declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, bem como ambientalistas, “é muita conversa fiada, porque no fundo mesmo eles querem usar muitas vezes o meio ambiente para criar barreiras contra o agronegócio do nosso país e de alguns outros países aqui da América do Sul”.
Mauro Mendes afirmou ainda que era de direito do CEO do Carrefour comprar de quem ele quer para mandar produto para a França. “Mas, nós brasileiros também temos o mesmo direito. Nós também podemos comprar de quem nós quisermos. Não é justo alguém nos tratar dessa forma”, frisou ao citar a Lei da Reciprocidade.
Além disso, o chefe do Executivo mato-grossense chegou a sugerir um “boicote” brasileiro ao Carrefour e ao Atacadão, pontuando que ele mesmo não irá mais comprar nas lojas da gigante do varejo.
“Se o Brasil não serve para vender carne para eles, então eles não servem para vender produtos franceses e, até, porque não dizer, essa empresa não deveria ser bem vista aqui no nosso país. A partir de agora quero dizer a esse diretor geral do Carrefour, do Atacadão, que eu como cidadão não vou mais comprar nas lojas deles. E acho que todos nós brasileiros, para honrar o nosso país, devemos pensar em dar a este Carrefour e ao Atacadão o mesmo tratamento que eles estão dando ao nosso país”, disse na época.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso: ecoponto da Noêmia Dal Molin concentrará recebimento de recicláveis
Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 09h 53min
Receita abre consulta a lote da malha fina do IR
Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 07h 52min
Agtech desembarca no Brasil com IA avançada e modelos focados no agro
Publicado em 26 de Janeiro de 2025 ás 05h 50min