Noticias
Após temporal, Governo reconhece situação de emergência em Sorriso por... falta de chuva
20 de Fevereiro de 2024 as 18h 17min

Toda a chuva que caiu nos últimos dias, inclusive alagando diversas ruas e causando transtornos aos moradores, não foi suficiente para suprir a seca pela qual a região Norte de Mato Grosso foi submetida no ano passado.
Tardiamente, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Sorriso, no dia 21 de dezembro de 2023, por falta de chuva. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda (19).
No domingo (18), após um período de poucas chuvas, o município registrou um temporal, que deixou ruas e casas alagadas. No entanto, de acordo com a Administração, o pedido de emergência ocorreu devido ao período de setembro a dezembro de 2023, que eram esperados mil milímetros e choveu apenas 399,2 milímetros.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, informou que o prefeito se reuniu com os órgãos de representação de classe para achar uma solução neste período de estiagem.
“Vamos ter uma perda de produtividade entre 15% e 20% neste ano em Sorriso. É uma perda considerável que vai trazer prejuízos para a classe produtora e para a sociedade. O decreto é uma medida importante e vamos ver as consequências do que vai acontecer durante essa safra”, disse.
DECRETO
A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê de Monitoramento Climático, recentemente formada para tratar de assuntos relativos à escassez de chuvas.
O decreto também cita as ondas de calor que trazem expressivos prejuízos econômicos e sociais, com a redução na produção.
Segundo a prefeitura, a Defesa Civil também recomendou a situação de emergência. O decreto tem validade de 180 dias.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Protetores bacterianos são essenciais para o sucesso da inoculação na soja
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 07h 43min
Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min
Cidinho garante BR-163 duplicada de Sinop a Rosário até o final de 2026
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 05h 42min