Noticias
APÓS ARRENDAMENTO: 2 mil doses de vacina para gado enterradas
DA REPORTAGEM O proprietário de uma fazenda na região de Santo Antônio de Leverger encontrou 2.265 doses de vacinas para gado enterradas em uma vala do terreno. Segundo ele, a terra estava arrendada há cerca de três anos para uma empresa de pecuári
07 de Agosto de 2020 as 12h 00min
Foto: Arquivo pessoal
DA REPORTAGEM
O proprietário de uma fazenda na região de Santo Antônio de Leverger encontrou 2.265 doses de vacinas para gado enterradas em uma vala do terreno. Segundo ele, a terra estava arrendada há cerca de três anos para uma empresa de pecuária. Entre as vacinas estavam 1,2 mil doses contra aftosa, 825 contra antirrábica e outras 240 doses contra brucelose. As datas de vencimentos eram de 2017 a 2019.
O advogado do fazendeiro, Eduardo Mahon, afirmou que encaminhou uma denúncia formal ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) solicitando uma séria de medidas como a contagem e vacinação assistida do gado criado na região e imediato bloqueio das Guias de Trânsito Animal. Após solicitação do proprietário, o Instituto de Defesa Agropecuária Mato Grosso (Indea-MT) esteve na propriedade e realizou vistoria.
Conforme relatório, as vacinas estavam lacradas. Os agentes orientaram o proprietário a fazer o descarte dos produtos em lixão sanitário ou incinera-los em um local segura na propriedade.
O gado não vacinado pode transmitir doenças como raiva e brucelose aos seres humanos. No entanto, segundo o Indea, os animais vistoriados na fazenda estão sem sintomas de doenças transmissíveis. Na denúncia encaminhada ao Indea, é apontado crime contra a saúde coletiva, economia e meio ambiente.
“A dosagem substancial sonegada do Indea ao rebanho pode indicar tanto a desídia criminosa por parte da empresa quanto uma provável configuração de outros fatos típicos penais que se denominam ‘boi de papel’”, diz em trecho do documento. ‘Boi de papel’, nesse caso, é o termo usado para se referir ao crime de lavagem de dinheiro, furto de gado, sonegação fiscal e falsidade ideológica contra o Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Veja Mais
Investimentos junto Governo do Estado para Campo Novo do Parecis
Publicado em 15 de Março de 2026 ás 03h 59min
Moradores de Sinop e Tangará da Serra ganham R$ 100 mil no sorteio do Nota MT
Publicado em 14 de Março de 2026 ás 12h 55min
Organizada do Botafogo vai ao CT para cobrar jogadores e diretores
Publicado em 14 de Março de 2026 ás 10h 52min
