Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

A partir de 2033, rastreio de gado será obrigatório

30 de Julho de 2025 as 17h 13min

Nova regra nacional começa a valer em etapas - Foto: Gustavo Moreno

A identificação individual de bovinos e búfalos passará a ser obrigatória no Brasil. A medida foi oficializada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária com a publicação da Portaria nº 1.331, que estabelece o cronograma do Programa Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB).

A implantação será feita em quatro fases entre julho de 2025 e o final de 2032. A partir de janeiro de 2033, nenhum animal poderá ser movimentado sem registro no sistema oficial. A proposta busca garantir rastreabilidade sanitária, atender exigências do mercado internacional e melhorar o controle da produção pecuária.

O plano começa com a criação de uma base nacional de dados, passa pela adequação dos sistemas estaduais e inclui a identificação de fêmeas vacinadas contra a brucelose, com expansão gradual ao restante do rebanho.

O governo avalia que a iniciativa dará mais agilidade na resposta a emergências sanitárias, sobretudo em um cenário sem vacinação contra febre aftosa. Também deve reforçar a imagem do Brasil como fornecedor seguro de carne. A adesão será obrigatória e terá impacto direto nas vendas, movimentações e certificações sanitárias. A portaria autoriza que os estados antecipem etapas, desde que sigam as exigências técnicas federais.

Entidades do setor, como a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), apoiam a medida, mas pedem cautela quanto à antecipação por parte de governos estaduais. Para elas, seguir o cronograma nacional é essencial para garantir a adesão gradual, especialmente de pequenos produtores. “O sucesso da rastreabilidade depende de uma implantação ordenada, sem pressa e com liderança técnica do Mapa”, defendeu Amarildo Merotti, da Famato.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025