Noticias
Apenas 4 em cada 10 brasileiros revisitam seus planos financeiros durante o ano, revela pesquisa
16 de Julho de 2025 as 22h 15min
Pesquisa recente da Serasa mostrou que apenas 4 em cada 10 brasileiros voltam a analisar os planos financeiros traçados no início do ano. O levantamento, realizado em junho de 2025 pelo Instituto Opinion Box, ouviu mais de mil pessoas de diversas regiões do país e revelou que quase metade dos entrevistados gastou mais nos primeiros seis meses deste ano do que no mesmo período de 2024.
Entre as metas definidas para 2025, as mais citadas foram: pagar todas as contas em dia (49%), fazer controle do orçamento mensal (38%), economizar parte do salário (29%) e investir uma parcela da renda (21%). No entanto, fatores como o aumento do custo de vida (29%), dívidas com cartão de crédito e empréstimos (21%) e gastos inesperados com saúde (13%) atrapalharam o cumprimento desses objetivos.
Apesar disso, o sentimento que predomina entre os brasileiros é de otimismo. Seis em cada dez afirmam estar confiantes para o segundo semestre e já estabeleceram novas metas financeiras. Destacam-se entre elas o desejo de economizar mais (64%) e aumentar o volume de investimentos (23%).
O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, destaca a importância de os consumidores estarem atentos à sua saúde financeira. “A organização financeira individual impacta diretamente na economia local. Quando as pessoas conseguem equilibrar suas contas e planejar melhor seus gastos, há mais circulação de recursos no comércio de forma saudável e sustentável”, afirmou.
CALCULADORA
Para ajudar a população nesse processo, a Serasa lançou um hub digital com calculadoras e simuladores que auxiliam na gestão do orçamento. A ferramenta permite calcular impostos como IR e IPVA, simular valores do FGTS e acompanhar despesas por meio de planilhas e conteúdos educativos. O acesso pode ser feito pelo link: www.serasa.com.br/calculadoras.
A gerente executiva da CDL Sinop, Vanusa Ires, reforça que ações como essa podem ser aliadas importantes na educação financeira. “A tecnologia tem um papel fundamental para transformar hábitos. Recursos simples, como essas calculadoras, ajudam as pessoas a entender melhor sua realidade e a tomar decisões com mais consciência”, avaliou.
A CDL Sinop continua acompanhando as tendências econômicas e promovendo ações que incentivem o consumo responsável, a orientação financeira e o fortalecimento do varejo local.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
