Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 14 de Maio de 2025

Noticias

A perigosa luta dos atletas contra a balança

Métodos nenhum pouco convencionais colocam a vida de atletas em risco

03 de Julho de 2019 as 00h 00min

KELVIN PAULO RAMIREZ

Colaborador

 

Que esportes de combate são divididos em categoria de pesos, isso já não é novidade para ninguém. Mas pouca gente sabe a guerra interna de um lutador antes de um confronto em virtude da necessidade de integrarem uma divisão. A luta vem muito antes, e não no combate em si – no dia da grande luta –, ela acontece alguns dias antes.

Apesar do formato da divisão de pesos ser para colocar os oponentes de forma equiparada no quesito força e peso, afim de fazer uma luta justa, sabe-se que os lutadores forçam baixar de categoria para levar vantagem sobre seus adversários, já que eles perdem peso para bater o limite de uma divisão ‘X’ no dia da pesagem, mas em sequência iniciam um processo de recuperação, voltando assim para seu peso natural até a hora da luta.

Pode parecer um absurdo, mas é rotineiro presenciarmos histórias como essa, onde o atleta tem que cravar o limite da categoria, mas antes é necessário fazer um corte brutal de 15 kg até o momento.

Esse corte repentino pode trazer grandes problemas para o atleta. É comum presenciarmos lutadores indo até a balança carregados por membros de sua equipe, ou em casos da luta ser cancelada devido a problemas de debilidade funcional do atleta.

“Se formos analisar como nós mesmos, o simples ato de sentir fome já nos deixa mais irritados e tristes. Com o lutador não é diferente. Muitos acabam potencializando esse sentimento, aflorando suas emoções ao máximo. Ao mesmo tempo que alguns conseguem driblar esse processo, com outros a coisa é muito diferente”, explica o psicólogo Robson Rocha.

Vivendo na pele todo o sacríficio de um atleta de alto nível, a lutadora do UFC, Poliana Botelho, relembrou a época que perdia cerca de 19kg para atingir a categoria até 52kg (peso-palha). Com uma dieta regrada, Botelho salientou o fato de iniciar a dieta durante os treinamentos, deixando para perder apenas um pouco durante a semana da luta. “É muito puxado durante o ‘camp’ (período de treinamentos pré-luta) inteiro e não só na última semana. O corpo ficava bastante debilitado, era bastante sacrificante, relata a atleta.

Atualmente na divisão dos moscas (até 57kg), em virtude de problemas na balança, Poliana não teve outra saída que não fosse uma subida de categoria. A atleta da Nova União afirmou que problemas durante o treinamento em decorrência da desidratação afetaram sua performance no octógono. “Não luto mais nessa categoria (peso-palha) por causa disso. Acho que atleta não tem que ficar perdendo muito peso assim, pois acaba perdendo rendimento nos treinamentos e na luta pode ficar afetado, foi o que acabou acontecendo comigo na minha última”, destacou Poliana.

Ainda que existam rumores para uma mudança, é difícil enxergar uma solução para essa batalha fora do tatame, octógono, cage. O fato de levar vantagem sempre estará em pauta central em qualquer equipe, por isso, o caso de baixar drastiscamente o peso e levar vantagem sobre o adversário dificilmente deixará de ser uma alternativa. Uma alternativa para frear os incidentes, segundo o jornalista especializado em MMA, Edison Ramos, é a mudança da pesagem para o dia da luta, e não um dia antes. “A perda brusca de peso é muito prejudicial, eu acho que se a pesagem fosse na mesma noite da luta, o atleta precisaria ser consciente, atencioso e teria um poder de armazenamento maior para a hora da luta”, concluiu Ramos. (Kelvin Paulo Ramirez é acadêmico do 5º semestre de Jornalismo)

Veja Mais

Cuiabano projeta clima de Botafogo x Estudiantes: “vai ser guerra”

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 07h 34min


Câmara de Sinop aprova pacote com 30 matérias

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 06h 33min


Produtora rural de Vera celebra conquistas na produção

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 05h 32min


Jornal Online

Edição nº1544 - 14/05/2025