Noticias
Apicultores aprendem técnicas de produção de abelhas rainhas em Sorriso
20 de Novembro de 2023 as 05h 42min
Iniciativa faz parte de parceria entre Clube Amigos da Terra e a Prefeitura – Foto: Divulgação
Vinte e três apicultores sorrisenses, integrantes do programa VitaMel, concluíram nesta semana o curso avançado de produção de abelhas rainhas. Esse foi o terceiro de um ciclo de três cursos ofertados com a finalidade de fomentar a cadeia produtiva no Município.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Clube Amigos da Terra (CAT) e a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).
“Nesta primeira etapa eles [apicultores] tiveram contato com as noções básicas sobre a estrutura organizacional das colmeias, construção de colmeias e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Em seguida abordamos alguns aspectos relacionados a vulnerabilidade e a seleção de colmeias para formação de enxames de excelência. Por fim, estamos trazendo o curso de produção de abelhas rainhas que consiste na separação genética e técnicas para proceder a divisão dos insetos polinizadores”, explica Niki Nelson, coordenador do programa VitaMel.
“A melhoria genética vem sendo usada há décadas no Brasil. No entanto, o acesso a essa tecnologia ainda era algo muito distante do pequeno produtor de mel”, afirma o instrutor e técnico zootecnista, Rodrigo Américo Ferreira Lima, ao avaliar que a região de Sorriso “é muito favorável a criação de abelhas de diferentes espécies”.
Para ele, o clima e a altitude conciliados com as ações de preservação ambiental, assim como os incentivos governamentais, contribuem com o fortalecimento do setor. Por outro lado, é necessário continuar investindo em melhoramento genético para equiparar a produção.
“Ainda existe uma certa discrepância. Enquanto alguns apicultores colhem a média de 50 quilos de mel por caixa, outros não alcançam sequer a marca de 15 quilos. Precisamos uniformizar essa média, oportunizando que os apicultores obtenham o máximo de produtividade e, com isso, uma melhor margem de lucro”, complementa Lima.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Durabilidade dos pneus: decisiva para eficiência do transporte de cargas
Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 07h 51min
Exportações recordes de soja e milho impulsionam o agronegócio brasileiro
Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 05h 52min
Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min
