Noticias
Apicultores aprendem técnicas de produção de abelhas rainhas em Sorriso
20 de Novembro de 2023 as 05h 42min
Iniciativa faz parte de parceria entre Clube Amigos da Terra e a Prefeitura – Foto: Divulgação
Vinte e três apicultores sorrisenses, integrantes do programa VitaMel, concluíram nesta semana o curso avançado de produção de abelhas rainhas. Esse foi o terceiro de um ciclo de três cursos ofertados com a finalidade de fomentar a cadeia produtiva no Município.
A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Clube Amigos da Terra (CAT) e a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).
“Nesta primeira etapa eles [apicultores] tiveram contato com as noções básicas sobre a estrutura organizacional das colmeias, construção de colmeias e uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Em seguida abordamos alguns aspectos relacionados a vulnerabilidade e a seleção de colmeias para formação de enxames de excelência. Por fim, estamos trazendo o curso de produção de abelhas rainhas que consiste na separação genética e técnicas para proceder a divisão dos insetos polinizadores”, explica Niki Nelson, coordenador do programa VitaMel.
“A melhoria genética vem sendo usada há décadas no Brasil. No entanto, o acesso a essa tecnologia ainda era algo muito distante do pequeno produtor de mel”, afirma o instrutor e técnico zootecnista, Rodrigo Américo Ferreira Lima, ao avaliar que a região de Sorriso “é muito favorável a criação de abelhas de diferentes espécies”.
Para ele, o clima e a altitude conciliados com as ações de preservação ambiental, assim como os incentivos governamentais, contribuem com o fortalecimento do setor. Por outro lado, é necessário continuar investindo em melhoramento genético para equiparar a produção.
“Ainda existe uma certa discrepância. Enquanto alguns apicultores colhem a média de 50 quilos de mel por caixa, outros não alcançam sequer a marca de 15 quilos. Precisamos uniformizar essa média, oportunizando que os apicultores obtenham o máximo de produtividade e, com isso, uma melhor margem de lucro”, complementa Lima.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mais de 1,7 milhão de veículos foram licenciados de forma 100% online
Publicado em 08 de Dezembro de 2025 ás 05h 20min
IA na perspectiva do desenvolvimento pessoal e a discussão entre potência real ou placebo digital
Publicado em 07 de Dezembro de 2025 ás 13h 26min
Pivetta admite ampliar articulações
Publicado em 07 de Dezembro de 2025 ás 11h 24min
