Noticias
Apple e Meta discutem parceria em IA
25 de Junho de 2024 as 12h 05min

Duas das gigantes da tecnologia, Apple e Meta, estão em negociações para uma parceria inédita na área de inteligência artificial (IA). A Apple planeja integrar o modelo de IA generativa da Meta ao seu recém-anunciado (durante a WWDC 2024) sistema Apple Intelligence, uma iniciativa que promete ampliar as capacidades de IA nos dispositivos da marca e fortalecer a distribuição da tecnologia da Meta.
As conversas ainda em andamento — reveladas por reportagem exclusiva do The Wall Street Journal —, refletem uma aliança improvável entre empresas historicamente rivais, mas com potencial para redefinir o cenário da IA.
A Meta, empresa-mãe do Facebook, está entre os diversos desenvolvedores de IA com os quais a Apple está em conversas para aprimorar o Apple Intelligence. Ao integrar o modelo de IA generativa da Meta, a Apple pretende oferecer aos usuários mais opções diversificadas de IA.
Este movimento reflete uma estratégia mais ampla de fornecer múltiplos modelos de IA para diferentes necessidades dos usuários, desde escrita criativa até pesquisas médicas. A abordagem da Apple para parcerias em IA é notável por sua inclusividade.
Além da Meta e da OpenAI, a empresa está em discussões com o Gemini do Google, Anthropic e Perplexity. Essas potenciais parcerias permitiriam à Apple evitar a dependência excessiva de um único fornecedor de IA e oferecer aos usuários uma variedade de ferramentas impulsionadas por IA.
As discussões da Apple com empresas de IA incluem um modelo de compartilhamento de receita onde as empresas de IA podem vender assinaturas premium através do Apple Intelligence, com a Apple ficando com uma parte da receita de assinaturas. A OpenAI, por exemplo, oferecerá uma versão gratuita do ChatGPT, mas também fornecerá opções para contas premium. Este modelo visa beneficiar financeiramente tanto a Apple quanto seus parceiros de IA.
A potencial parceria entre Apple e Meta é particularmente interessante dado o histórico contencioso entre as duas. As mudanças de privacidade da Apple em 2021 impactaram significativamente a receita de anúncios da Meta, levando a tensões contínuas. Apesar disso, uma colaboração no domínio da IA pode significar uma nova fase em seu relacionamento, beneficiando ambas as empresas no competitivo cenário de IA.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Empresário alvo de operação atuava em furtos de cargas de cerveja, segundo polícia
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 09h 12min
Liquida Sinop promete agitar a Praça da Bíblia com 12 horas de ofertas
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min