Noticias
Aprosoja-MT reforça sustentabilidade na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente
20 de Fevereiro de 2025 as 12h 51min
Painel “Soluções e iniciativas mato-grossenses para proteção do clima” – Foto: Divulgação
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participou nesta semana da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente em Cuiabá. O diretor financeiro e vice-coordenador da Comissão de Sustentabilidade, Nathan Belusso, apresentou os projetos desenvolvidos pela entidade durante o painel “Soluções e iniciativas mato-grossenses para proteção do clima”.
“A participação da nossa entidade neste evento é justamente para mostrar o trabalho dos produtores de soja e milho do nosso estado, o trabalho que a entidade faz na representação dos produtores, e também tentar mitigar um pouco das narrativas que são conduzidas contra o nosso setor. A nossa presença é importante justamente para a gente levar essas informações de conhecimento público”, enfatizou.
O foco principal dos debates realizados na conferência foram questões de mudanças climáticas. Durante o painel, o vice-coordenador da Comissão de Sustentabilidade apresentou alguns projetos da Aprosoja MT, como o Soja Legal, Guardião das Águas, AproClima, as pesquisas realizadas nos Centros Tecnológicos (CTECNOS) Parecis e Araguaia e a campanha de combate aos incêndios.
Nathan Belusso reforçou que essas ações visam ampliar a preservação, sustentabilidade, de mãos dadas com a produtividade.
“O leque de ações da nossa entidade e dos produtores são vários. Hoje a gente falou aqui do Soja Legal, que é o nosso projeto para a certificação e treinamento das propriedades, dos produtores, dos trabalhadores rurais; o Guardião das Águas, que é um dos nossos principais projetos, que faz o monitoramento das nascentes em vários municípios, nascentes presentes nas propriedades rurais. Falamos também sobre o projeto de conscientização com relação a prevenção das queimadas que nós fazemos ano após ano e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.
A Aprosoja Mato Grosso está focada em participar dos debates e leva informações sobre sustentabilidade, especialmente por meio da Comissão de Sustentabilidade e projetos que desenvolvem soluções para os problemas enfrentados.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Ager-MT assume regulação do saneamento em Lucas
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 09h 05min
Sorriso inicia implantação de seu Parque Tecnológico
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 07h 03min
Turismo rural abre novas perspectivas às queijarias
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 05h 03min