Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 10 de Junho de 2026

Noticias

Aprovada redução de 30% a contribuição do Fethab sobre abate de fêmeas bovinas e bubalinas

29 de Agosto de 2025 as 13h 18min

Parlamentares aprovaram PL 1217/2025 com Substitutivo Integral – Foto: Angelo Varela

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei 1217/2025, de autoria do governo do Estado, que altera a Lei Estadual nº 7.263, de 27 de março de 2000, que institui o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e prevê a redução de 30 % na contribuição incidente sobre o abate de fêmeas bovinas e bubalinas em Mato Grosso.

O PL 1217/2025 foi aprovado por unanimidade com Substitutivo Integral número 1, apresentado por lideranças partidárias. Pelo Substitutivo Integral, o artigo 1º acrescenta o artigo 7º - D-2 à Lei Estadual nº 7.263, de 27 de março de 2000, que cria o Fundo de Transporte e Habitação.

“Art. 7°-D-2 Ficam reduzidos em 30% (trinta por cento) os percentuais das contribuições previstas nos incisos III e IV-A do § 1º do artigo 7°, bem como no inciso II do artigo 7°-D-1, exclusivamente nas hipóteses de remessas de fêmeas bovina ou bubalina, desde que para abate em estabelecimento industrial instalado no território mato-grossense”.

O parágrafo único do PL 1217/2025 cita que “o disposto nesta lei não autoriza a restituição ou compensação de importâncias já pagas ou anteriormente compensadas ou depositadas, ou, ainda, recolhidas em execuções fiscais diretamente à Procuradoria-Geral do Estado”.

Em justificativa ao Substitutivo Integral, lideranças partidárias argumentaram a mudança do texto original do projeto de lei “foi para atender o desejo do segmento da Agropecuária do Estado de Mato Grosso, em conjunto com o entendimento pacificado do Governo do Estado de Mato Grosso, como medida de direito e justiça tributária”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

WF critica Pivetta por defender classificação de facções como terroristas

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 17h 49min


Associação Antigos Fortes entrega 900 kg de alimentos à Assistência Social em Lucas

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 16h 49min


Como a Agrotools redefiniu a tecnologia no agronegócio

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 15h 48min


Jornal Online

Edição nº1816 - 11/06/2026