Noticias
Aquela curiosidade: o que faz um engenheiro de produção?
27 de Janeiro de 2023 as 07h 00min
Responsável pela distribuição de produtos de necessidade das pessoas – Foto: Divulgação
A todo instante, as empresas e as indústrias estão melhorando, desenvolvendo e lançando novos produtos ou serviços no mercado. Agora mesmo, é bem provável que enquanto está lendo isso, também está comendo um salgadinho, um chocolate ou tomando um refrigerante. E, em todo o processo de produção desses produtos, um engenheiro de produção foi essencial.
Para produzir um produto ou serviço é necessário analisar critérios de qualidade, eficiência, custos, logística, meio ambiente, entre tantos outros. A Engenharia de Produção está relacionada com o ato de viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade necessita e valoriza.
Compete à Engenharia de Produção desde o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo matérias-primas, mão de obra, tecnologia, informação e energia.
Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e garantir uma produção cada vez mais limpa e sustentável para o meio ambiente. Ou seja, realizar uma produção ecologicamente correta, socialmente justa, culturalmente diversa e economicamente viável.
E são muitas as oportunidades para um engenheiro de produção. Além da região Centro-Oeste e o estado do Mato Grosso, que passam constantemente por um processo de industrialização, as oportunidades são inúmeras em todo o país, como também no exterior.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
As áreas de atuação da Engenharia de Produção são definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro). São nessas diversas áreas que um Engenheiro de Produção pode atuar nas atividades profissionais: engenharia de operações e processos da produção; logística; pesquisa operacional; engenharia da qualidade, do produto, organizacional, econômica, do trabalho, da sustentabilidade; e educação em engenharia de produção.
Dentre as diversas áreas de atuação da Engenharia de Produção, o engenheiro irá atuar com o gerenciamento dos processos produtivos industriais.
SUA PRÓPRIA CERVEJA!
Por falar em processos produtivos, se tem uma atividade que o Engenheiro de Produção gosta de fazer é produzir sua própria cerveja – como acontece aqui na Fastech nas nossas aulas práticas.
Nas indústrias, o engenheiro de produção tem inúmeras oportunidades para atuar com o desenvolvimento de novos produtos – como acontece em grandes cervejarias que estão sempre lançando novos estilos, sabores e embalagens de cervejas no mercado.
“Por exemplo, nas aulas de Química, nossos alunos de Engenharia de Produção aprendem na prática como é a produção de cerveja de grandes cervejarias”, destaca a coordenadora Luana Moreira.
A PERGUNTA DO TÍTULO
Voltando à nossa pergunta inicial: afinal, o que faz um engenheiro de produção? Em poucas palavras, o profissional formado em Engenharia de Produção é aquele que pode atuar em diversas áreas diferentes e em todos os segmentos das empresas e indústrias, ou seja, desde o recebimento das matérias-primas, na engenharia, no projeto e no desenvolvimento de novos produtos, passando pelo processo de produção e industrialização das matérias-primas em produtos finais e na logística e distribuição dos mesmos para os mercados finais.
O curso de Engenharia de Produção da Fastech tem duração de 10 semestres (5 anos). “Nossa metodologia de ensino é baseada no desenvolvimento de projetos”, completa Luana.
Seja um líder, trabalhe em qualquer lugar do mundo, aceite o desafio, transforme seus sonhos em realidade! Faça Engenharia de Produção na Fastech!
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
CDL Sinop: associados reelegem Edmundo da Costa Marques Neto para o mandato 2026-28
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 11h 56min
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 10h 39min
Prevenção ainda é desafio entre homens, alerta médico de família
Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 08h 37min
