Noticias
Araras-canindé são resgatadas e estão internadas em Sinop
Uma se chocou em uma rede elétrica, enquanto a outra bateu em um caminhão
19 de Junho de 2019 as 00h 00min
DA REPORTAGEM
Duas araras-canindé foram resgatadas, uma em Alta Floresta e a outra em Colíder, e logo depois encaminhadas ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop. As aves passaram por radiografia na última segunda-feira (17) e continuam em tratamento.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a primeira arara resgatada foi em Alta Floresta. O animal se chocou na fiação da rede elétrica e caiu em uma casa. A outra foi resgatada em Colíder também pela equipe do núcleo regional da Sema em Alta Floresta após ter batido em um caminhão e caído na pista.
Segundo a Sema, os animais foram resgatados após denúncia de moradores. A equipe da secretaria foi até o local e fez o resgate dos animais, que foram encaminhados para o hospital veterinário.
No hospital, as araras vão passar por exames e prosseguirem com tratamento adequado, como a ambientação e conduta terapêutica. Os profissionais do hospital vão estudar qual o destino das araras após a recuperação. O intuito é que possam ser soltas novamente a natureza para viver no habitat natural.
ESPÉCIE
A arara-canindé também é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. Apresenta cauda longa, tons azuis no dorso e amarelo dourado da face até a cauda.
A ave se desloca por grandes distâncias durante o dia e, em certos períodos do ano, migra em busca de comida. Alimenta-se de frutas, sementes e nozes. Elas constroem os ninhos geralmente entre dezembro e maio e em troncos de palmeiras mortas. Essas aves habitam o interior e bordas de florestas altas desde a Amazônia até o Paraná.
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
