Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Ari Lafin apresenta Sorriso em Números a empresários paulistas

30 de Agosto de 2023 as 10h 27min

Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja – Foto: Divulgação

Empresários paulistas e mato-grossenses participaram de mais uma edição do Sorriso em Números. Durante o encontro o prefeito Ari lafin apresentou o eixo econômico formado por Sorriso e mais os outros 11 municípios que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires) a possíveis investidores.

Para isso, Ari destacou a história de construção de Sorriso pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura.

Ari pontuou que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 km e que congrega 15 municípios mato-grossenses”.

Ari vem destacando o crescimento de Sorriso e da região médio-norte de Mato Grosso para vários grupos empresariais do país desde o início do ano.

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição – há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa, e todas estão entre o top 100 da produção.

A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025