Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Outubro de 2025

Noticias

Arrascaeta multiplica média de participações e aumenta minutos

26 de Agosto de 2023 as 12h 23min

No mesmo período, jogador atua em 13 dos 14 jogos do Rubro-Negro – Foto: Divulgação

Se o ano do Flamengo é muito ruim, o segundo semestre não tem sido diferente. De julho em diante, o time caiu precocemente na Libertadores e viu o Botafogo abrir uma vantagem no Brasileiro que era de oito pontos e hoje está em 13. De positivo restaram a classificação para a final da Copa do Brasil e o impressionante crescimento de Arrascaeta mesmo num momento que a equipe vai mal.

Nos últimos dois jogos, Arrascaeta marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio e um dos três no triunfo sobre o Coritiba (3 a 2). Com eles, isolou-se como artilheiro do Flamengo no segundo semestre. São cinco gols marcados.

Não bastasse a surpreendente artilharia, Arrasca ainda deu seis assistências e sofreu pênalti convertido por Pedro. Participou de 12 dos 19 gols do Flamengo no semestre (63%).

Os passes para gols do uruguaio têm variado repertório. Três foram em cobranças de falta, dois em toques rasteiros na entrada da área e um deles num lindo cruzamento de trivela para Gabigol.

Das oito vitórias do Flamengo no semestre, quatro foram decididas por Arrascaeta. Nos 2 a 0 sobre o Fortaleza, em 1º de julho, deu passe de três dedos para Gabigol marcar e fechou o placar com um violento chute. Quatro dias depois, no primeiro duelo com o Athletico-PR pelas quartas de final da Copa do Brasil, sofreu pênalti que resultou em gol de Pedro e bateu falta na medida para Bruno Henrique garantir a virada por 2 a 1.

Contra o Atlético-MG, no Independência, fez um golaço em falta que ele próprio sofreu e deu belo passe para Wesley fechar outra vitória de virada, novamente por 2 a 1. Na semana passada, em jogo que classificou o Flamengo à final da Copa do Brasil, marcou de pênalti o único gol do duelo.

Se no primeiro semestre Arrascaeta foi substituído por muitas vezes ainda por enfrentar problemas físicos, desde julho sua participação em jogos e minutos tem sido muito maior.

No fim de 2022, o uruguaio sofreu bastante com uma pubalgia. Em entrevista, disse que durante as férias precisou zerar exercícios para ficar 100%. Não fez um bom Mundial de Clubes, assim como quase todo o time do Flamengo, e só completou uma das sete primeiras partidas disputadas na temporada.

Ao voltar do Marrocos, emplacou uma sequência de sete jogos do time principal e dava impressão de que engrenaria fisicamente, tanto que nesta série havia sido substituído somente duas vezes. A última substituição, porém, deu-se por lesão sofrida no adutor da coxa esquerda na vitória por 3 a 1 contra o Vasco, em 19 de março.

O problema o tirou dos jogos por 45 dias, e o balanço do primeiro semestre foi o seguinte: 26 jogos disputados de 42 possíveis (61%) e 1906 minutos jogados de 3780 possíveis (50,4%) - a conta não inclui acréscimos.

No segundo semestre, Arrascaeta jogou 13 dos 14 jogos do Flamengo - 92,8% do total. Atuou em 983 minutos de 1260 possíveis (78%) - mais uma vez sem contar os acréscimos.

A média de gols cresceu substancialmente. No primeiro semestre foi de 0,11 por jogo (cinco em 26 partidas). No segundo, ela sobe para 0,38 (cinco em 13 duelos). A média de assistências também subiu. Nos seis primeiros meses, foi de 0,26 por confronto (seis em 26). Já de julho em diante, o número vai para 0,46 (seis em 13 jogos).

Nos 26 jogos disputados pelo craque no primeiro semestre, o Flamengo fez 55 gols, nove com a participação de Arrascaeta (0,16%). Ou seja, o número de participações quase quadriplica no segundo semestre, com 12 em 19 gols nas 13 partidas em que ele atuou.

A menos de um mês do início da decisão da Copa do Brasil contra o São Paulo, a ascensão de um craque histórico do Flamengo pode ser um sinal de que é possível diminuir o prejuízo rubro-negro na temporada. E o brilho do ídolo Giorgian de Arrascaeta sem dúvidas é um atalho para isso.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Flamengo aposta no bom retrospecto contra argentinos na Libertadores

Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 11h 12min


Ciclovia da Avenida Blumenau em Sorriso passa por expansão

Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 10h 11min


Sorriso moderniza Conselho Municipal de Turismo

Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1658- 22/10/2025