Noticias
Arroz anã pode ser incluído como Indicação Geográfica do Brasil
08 de Outubro de 2021 as 14h 00min

A localidade de Porto Marinho, situada no distrito de São Sebastião do Paraíba, município de Cantagalo, no Rio de Janeiro, pode ter o seu principal produto, o arroz anã, incluído na lista de Indicação Geográfica no Brasil, como Denominação de Origem, que apresenta qualidades e características exclusivas de um produto de determinada área.
Não se sabe a origem do cereal, mas o arroz anã é cultivado há décadas em Porto Marinho e tem consistência e sabor únicos. Proveniente de agricultura familiar, é cultivado às margens do Rio Paraíba do Sul, sem utilização de pesticidas ou adubos químicos e tem atraído chefes renomados, inclusive do exterior, para conhecer o produto.
O lançamento do projeto para a candidatura do arroz anã à Indicação Geográfica ocorre nesta quinta (7) no centro de Porto Marinho, que faz divisa com Minas Gerais, o único lugar que cultiva esse tipo híbrido do cereal. Sua população é de 200 habitantes.
O projeto tem como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no estado, o Serviço Social do Comércio (Senac), o Instituto Maniva, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a prefeitura de Cantagalo e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Fonte: DA REPORTAGEM – com Agência Brasil
Veja Mais
MT registra abertura de 16,7 mil empresas do setor de turismo
Publicado em 17 de Maio de 2022 ás 11h 00min
MT apresenta a 2ª menor taxa de desocupação
Publicado em 17 de Maio de 2022 ás 10h 30min
Detran-MT orienta motoristas sobre manutenção do veículo
Publicado em 17 de Maio de 2022 ás 10h 00min