Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 12 de Setembro de 2025

Noticias

Arroz anã pode ser incluído como Indicação Geográfica do Brasil

08 de Outubro de 2021 as 14h 00min

Produto tem consistência e sabor únicos – Foto: Divulgação

A localidade de Porto Marinho, situada no distrito de São Sebastião do Paraíba, município de Cantagalo, no Rio de Janeiro, pode ter o seu principal produto, o arroz anã, incluído na lista de Indicação Geográfica no Brasil, como Denominação de Origem, que apresenta qualidades e características exclusivas de um produto de determinada área.

Não se sabe a origem do cereal, mas o arroz anã é cultivado há décadas em Porto Marinho e tem consistência e sabor únicos. Proveniente de agricultura familiar, é cultivado às margens do Rio Paraíba do Sul, sem utilização de pesticidas ou adubos químicos e tem atraído chefes renomados, inclusive do exterior, para conhecer o produto.

O lançamento do projeto para a candidatura do arroz anã à Indicação Geográfica ocorre nesta quinta (7) no centro de Porto Marinho, que faz divisa com Minas Gerais, o único lugar que cultiva esse tipo híbrido do cereal. Sua população é de 200 habitantes.

O projeto tem como parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no estado, o Serviço Social do Comércio (Senac), o Instituto Maniva, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a prefeitura de Cantagalo e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Fonte: DA REPORTAGEM – com Agência Brasil

Veja Mais

GM de Sorriso reforça atuação com palestras orientativas em empresas

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 17h 45min


Sequenciamento de DNA de mamute no México muda visão sobre evolução

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 16h 58min


Advocacia de Precisão alia tecnologia com segurança jurídica no campo

Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 14h 56min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025