Noticias
Arroz, feijão, chuchu e Lula
13 de Dezembro de 2022 as 18h 23min

A Copa segue sem o Brasil e, mesmo para os que não entendem de futebol, fica o clima de velório pelos pontos facultativos e festas que todos ainda esperavam curtir. Uma pena porque dois pênaltis da Croácia foram no meio do gol, e como se não fosse absurdo o Neymar nem chegar a bater, parte da população desconhece o jogador que errou a primeira cobrança.
E foi assim que o Brasil perdeu a Copa e a paz, de novo. Por aqui, enquanto uns tem medo que este país se torne para “todes”, outros comemoraram a diplomação do governo “para todos”. É aí que, para quem está desde 31 de outubro na frente dos quartéis, torna-se compreensível perder a paciência.
Assim como no caso da mulher, de Patos de Minas, que após confraternização, atropelou o marido e bateu em dois veículos antes de ser presa, a diplomação de Lula foi seguida por uma noite de “tiro, porrada e bomba”. A violência contou com cenas dignas de videogame, como a tentativa de jogar um ônibus incendiado de um viaduto, em Brasília.
Obviamente, a repercussão não foi positiva, e até mesmo na extrema-direita já há quem discorde dos manifestantes. De acordo com postagem da deputada, Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff: "manifestações só fazem sentido, quando há alguma chance de alcançar o almejado. O Presidente Bolsonaro não pode fazer nada, mas jamais terá coragem de dizer isso com todas as letras para vocês. Acordem!". Em entrevista à Jovem Pan, a deputada reeleita, Bia Kicis, levantou a possibilidade de que os vândalos sejam pessoas infiltradas nos protestos. Enfim, ninguém quer ser pai de bebê feio.
Panela de pressão
O próximo governo prepara o seu arroz com feijão, que dessa vez também terá chuchu e, inevitavelmente, pepinos. Infelizmente, a receita sempre acaba contando com abobrinhas também. Umas cultivadas pelo próprio governo, outras pela oposição e até pelo mercado. Entretanto, mesmo sabendo que todos têm seus interesses, deve-se prestar atenção em tudo. Por exemplo, a ata do Comitê de Política Monetária (COPOM) desta semana, aponta "elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais", tendo em vista a possibilidade de "reversão de reformas estruturais que levem a uma alocação menos eficiente de recursos".
Foi um recado direto, e pode parecer picuinha, mas é papel do COPOM, como parte do Banco Central, a orientação sobre a política econômica e fiscal do governo. Afinal, avisar sobre o perigo não é atrapalhar, e a preocupação se justifica em função da “PEC da Transição” e também pela escolha de Fernando Haddad como ministro da economia.
Para os entendidos, como o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Haddad “fez uma gestão responsável do ponto de vista fiscal na prefeitura de São Paulo” e tudo depende da equipe que se formará ao seu redor. Na prática, Lula teria optado, principalmente, por alguém leal e que possa se tornar seu sucessor? Com pouco carisma, quase um “chuchu de esquerda”, só assim para Haddad ser presidente. Caso isso se comprove, cria-se uma situação complicada dentro do governo porque, obviamente, Geraldo Alckmin está lá pensando em 2026, assim como Simone Tebet.
Por fim, escolha dos ministros, a PEC e os protestos já estavam borbulhando na panela durante toda a Copa, mas o assunto era a seleção brasileira. Sem o hexa, vai ficar um pouco mais complicado participar dos amigos secretos em qualquer lugar do Brasil. Resta puxar assunto, falando sobre o tempo e focar na ceia, que nesse ano deve ter arroz, feijão, chuchu, abobrinha com muito pepino, e até... Lula. Pensando bem, melhor não falar de comida também.
Fonte: FERNANDO RINGEL É JORNALISTA E PROFESSOR UNIVERSI
Veja Mais
Lavega aproveita oportunidade no Flu e mostra serviço por mais minutos
Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 11h 11min
Redutores de velocidade entram em funcionamento em Sorriso
Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 10h 11min
Avenida Noêmia está sendo interligada à MT-560 em Sorriso
Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 09h 10min