Noticias
Artistas promovem exposição aberta e pintura colaborativa no Pissinatti
30 de Outubro de 2025 as 05h 26min
Deborah apresenta proposta aos estudantes do 1º ano – Foto: José Roberto Gonçalves
Uma iniciativa voltada à arte e à saúde mental movimentou a Escola Estadual Olímpio João Pissinatti Guerra, em Sinop, na última sexta (24). O projeto, realizado em parceria entre a Associação de Belas Artes de Sinop (ABASP), a Universidade Federal e o Rotary Club de Sinop Teles Pires, reuniu estudantes do 1º ano do ensino médio em uma ação de pintura colaborativa e exposição aberta.
A atividade integra um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde mental de escolares, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e com o apoio do Rotary Teles Pires – responsável por viabilizar as iniciativas. Todas as ações compõem o Programa de Vigilância em Saúde dos Escolares, sob coordenação do professor Dr. Mário Sugizaki. O trabalho teve início com o Fórum de Saúde Mental de Escolares, realizado em setembro, e seguiu com oficinas e jogos na Escola São Vicente de Paula, que estimularam o diálogo dos alunos sobre o tema.
Agora, a proposta ganha nova dimensão com a parceria da Associação dos Artistas Plásticos de Sinop e da professora de artes Deborah Prado. A iniciativa busca criar estratégias de cuidado e acolhimento por meio da arte, da arteterapia e de práticas lúdicas que favoreçam a expressão emocional e o bem-estar dos estudantes.
Durante a atividade, os alunos participaram de uma pintura colaborativa que resultou em uma grande tela coletiva. A arte foi utilizada como ferramenta para discutir sentimentos, cores e percepções sobre o que vivem no dia a dia.
O presidente da ABASP, artista plástico Ari Carvalho, destacou o impacto da experiência entre os jovens: “Hoje fizemos uma apresentação artística, uma pintura colaborativa com os alunos, na qual a professora Débora se utiliza de cores para falar sobre saúde mental, sentimentos e sobre como esses jovens se sentem. Acho que todo momento é para se cuidar da saúde mental — e nessa idade, eles precisam de atividades que os façam expressar o que estão passando. Mudar a tela preta por uma tela colorida ajuda muito”, afirmou.
A presença de artistas plásticos nas escolas tem se mostrado uma experiência enriquecedora, aproximando os jovens do universo artístico e mostrando que a arte também é um caminho de expressão, sensibilidade e transformação.
Professora e artista plástica, Deborah explica que unir o olhar pedagógico com a vivência artística proporciona experiências mais completas e significativas. “É o toque com as mãos, a questão das cores e o impacto que elas têm no psicológico e na expressão emocional”, completa.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
