Noticias
Assembleia aprova CPIs contra facções e demarcações de terras
13 de Fevereiro de 2026 as 08h 10min
Deputados miram União por segurança e terras– Foto: Assessoria
A Assembleia Legislativa autorizou, em sessão realizada nesta semana, a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Uma delas vai investigar a atuação no combate às facções criminosas no estado; a outra terá como foco a política de demarcação de terras indígenas. As propostas foram apresentadas pelos deputados Elizeu Nascimento e Nininho, respectivamente.
Responsável pela iniciativa relacionada às facções, Elizeu Nascimento sustentou que há falhas estruturais na condução da política federal de segurança pública. Segundo ele, o governo central tem adotado medidas pontuais e insuficientes, sem enfrentar questões estruturais como a atualização da legislação penal e o financiamento das ações de repressão a crimes interestaduais.
O parlamentar afirmou que a ausência de uma estratégia nacional eficaz para bloqueio de bens e controle de rodovias federais favorece o fortalecimento econômico das organizações criminosas. De acordo com ele, Mato Grosso estaria arcando com custos elevados para suprir lacunas da União, o que justificaria a apuração dos impactos financeiros e operacionais dessa suposta omissão.
Ainda conforme Elizeu, o atual Código Penal, em vigor desde 1940, não oferece instrumentos adequados para enfrentar a complexidade das facções contemporâneas. Ele argumentou que a falta de atualização legislativa teria contribuído para o enfraquecimento do efeito dissuasório das penas e para o aumento da criminalidade organizada.
No caso da CPI sobre terras indígenas, o deputado Nininho declarou que o objetivo é examinar a regularidade de decretos federais recentes. Ele citou a homologação da Terra Indígena Uirapuru, destacando que parte das áreas havia sido alienada pelo próprio governo federal em leilões anteriores, o que, segundo ele, gerou insegurança jurídica e levou à suspensão do ato pelo Supremo Tribunal Federal.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Dilmar pede retirada de assinaturas e aponta possíveis irregularidades
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 09h 12min
Águas de Sinop orienta população sobre como evitar entupimentos
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 07h 12min
Procon orienta sobre direitos dos consumidores com mudanças na CNH
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 06h 11min
